quinta-feira, 10 de setembro de 2009
O Menino do Pijama Listrado
Um dos mais importantes motivos do surgimento da Segunda Guerra Mundial, teve origem na década de 1930, na Alemanha, com o nascimento do nazismo, liderado por Adolf Hitler e pretendia expandir o território alemão, sem respeitar o Tratado de Versalhes e reconquistar territórios perdidos na Primeira Guerra. Esta premissa é o pano de fundo do drama O Menino do Pijama Listrado, baseado no livro best-seller de John Boyne.
A história gira em torno de Bruno (Asa Butterfield), um menino de oito anos que vive com a família em Berlim. Ele vê sua vida mudar quando seu pai, um oficial do Terceiro Reich, é subordinado a se transferir para Auschwitz com sua família. Sem companhia para suas brincadeiras, Bruno vê uma cerca e pessoas de pijama e acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um menino judeu da mesma idade que ele e também usa pijamas.
Um dos pontos altos do filme é a intensidade em retratar a amizade de duas crianças inocentes em meio aos tempos de guerra, onde um garoto procura um lugar para deixar sua imaginação fluir e acaba encontrando uma realidade daquela época que foi marcada por covardia, corrupção e sofrimento. Destaque também para a melancólica trilha sonora, composta por James Horner, conhecido por seu trabalho em Titanic e no inédito Avatar.
O Menino do Pijama Listrado não é uma típica produção com enfoque na Segunda Guerra e sim uma história humana que a amizade está em qualquer idade, etnia ou religião e é mais forte do que qualquer "batalha mortal". Prepare o lencinho!
Cotação: 8,5
Título Original: The Boy in the Striped Pajamas
País de Origem/Ano de Produção: EUA/Inglaterra, 2008
Direção: Mark Herman
Roteiro: Mark Herman, baseado em livro de John Boyne
Elenco: Asa Butterfield, Jack Scanlon, Vera Farmiga, David Thewlis, Amber Beattie, Rupert Friend.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
18 comentários:
Filmaço, achei excelente, a amizade dos garotos em meio ao conflito da guerra é emocionante, akele final é triste e impactante. nota 9.0!
Bjo! Diego!
Diego, concordo com você. E aquele final, além de ter me emocionado, ainda fiquei de boca aberta, não acreditando, rsrsrs. Beijos! ;)
Sem dúvida o final é um dos fortes do filme, apesar de não ter me surpreendido tanto, mas o filme é realmente bom, dá outro enfoque a 2ª Guerra, mostra uma bela relação, muito humana. A trilha é linda, mas vi algumas falhas na direção em certos pontos, mesmo assim, nota 8.
Beijos
Yuri, com certeza aquele final foi o forte do filme. E não vi falhas na direção. Beijos! ;)
Eu não vi... :(
Ouvi comentários ótimos (como o seu) e outros terríveis.. verei mas tenho que conferir algumas prioridades primeiro. Falando prioridades, vi ENTRE OS MUROS DA ESCOLA, muito bom mesmo. :D
Ah, eu tava brincando quando pedi pra vc parar com a brincadeira do Lennon. rsrs
Abs!
Este filme é triste que dói... e muito bonito. Bem fotografado, trilha sublime, elenco competente e história imapactante.
Nota 8.0
Acho que, como falou, o filme apesar da guerra procura focar no sofrimento humano devido a tanta maldade. Ele é um filme sensível e que me tocou, senti flta de algo mais mas nada que prejudicasse o andamento do filme!
Prepare o lencinho?! Hahahahahaha!! Eu quase gastei uma caixa de lencinhos.
O filme tem uma beleza visual impressionante. A trilha também é coisa mais linda. Tem uns erros de adaptação (leu o livro? É extraordinário!), mas não comprometem tanto o resultado final.
Beijos!
Todo mundo fala bem desse filme, é impressionante. Ainda não vi e não sei ao certo o que pensar, visto que geralmente não gosto desses filmes que se passam na época da Segunda Guerra - mas já que você disse que esse não é o enfoque...
"O Menino do Pijama Listrado" tem algumas falhas, mas tudo fica pequeno perto da sinceridade do roteiro. O filme é muito bem resolvido! =)
Mayara, eu estou doida pra ver esse filme. Todo mundo fala bem dele!
Diversos filmes já foram feitos baseado na II Grande Guerra!!!
Mas todos tiveram suas particularidades, é demais ver esses filmes que mesmo com cenários parecidos abordam histórias fantásticas , imaginem quantos não existiram e que logo...logo veremos ser contadas no cinema!!!
É o mais legal é quando vemos essas pessoas mesmo vivendo numa guerra, poderem viver e possuir o que todos devemos ter: Amizade! Uns pelos os outros! Menino do Pijama Listrado é 10!!!!
Ainda não assisti esse, mas li 98% das críticas falando MUITO mal! É bom ler outro ponto de vista às vezes :p
Tô doido pra ver esse filme. Bela crítica! Me deixou com mais vontade... hehe
Bjs!
Bruno, o filme é ótimo. E que bom que apreciou "Entre os Muros da Escola", fico feliz. E tudo bem, a brincadeira é só para quebrar o gelo, rsrsrs. Beijos! ;)
Wally, concordo plenamente. ;)
Robson, é verdade. E não tive problemas com ele, só as lágrimas. rsrsrs. ;)
Kau, pois é e nisso fui desprevinida, rsrsrs. Adorei tudo no filme e o livro, que parece ótimo entrou na minha lista de prioridades para leitura. Beijos! ;)
Vinícius, a guerra é só o pano de fundo, por ele acabar enfocando mais na amizade, acho que você vai amar. ;)
Matheus, concordo com você. ;)
Kamila, tenho certeza que vai adorar este filme. ;)
Ricardo, adorei o que disse. E é meio dif´´icil no cinema atual contar de uma forma humana sobre isso e o filme conseguiu tirar isso. ;)
moviefordummies, nossa! Lembro de ter li muitas a favor... mas é uma ótima pedida. ;)
Otavio, muito obrigada. E o filme é ótimo. Depois me conta o que achou. rsrsrs. Beijos! ;)
Gosteei muito de tema do filme, muito legal mesmo, mais tenho que confessar que esperava mais do final do filme, deixou um pouco a desejar... nota 9,0! :*
Olá!!! Devo dizer que o filme foi meio que uma decepçao, esperava mais já que a história sim é muito rica.
Somente por esses dias que fui ver o clássico Tempos modernos, que estampa a "capa" do seu Blog, deovo dizer que fazia tempo que eu não ria tanto com um fulme, abraço!!!
1:Qual foi a cultura material no filme e a cultura imaterial?
2:No filme tem algum momento em que os personagens praticam o relativismo cultural?
3:Em algum momento do filme ouve mudança cultural? de que tipo interna ou externa?
Postar um comentário