sábado, 15 de janeiro de 2011
O Mensageiro
O Mensageiro é de tirar o folego, ao mesmo tempo que é dolorido, por ter um contato maior com o sentimento e as marcas que a guerra deixou não só nos envolvidos, mas principalmente nas pessoas que amam. E o grande acerto do filme é introduzir ao espectador de forma crua uma das tarefas mais difíceis para qualquer ser humano: comunicar uma perda.
Recém-ferido da guerra do Iraque, Will Montgomery (Ben Foster) ainda tem três meses de serviço militar quando é remanejado para a divisão de notificação, sob supervisão do veterano capitão Tony Stone (Woody Harrelson). Essa função é de informar parentes de soldados que faleceram no front, antes mesmo dos noticiários. Isso exige que não exista envolvimento emocional e prezar o respeito, sempre.
A vida dos dois soldados são distintas, enquanto Will enfrenta o isolamento, ao mesmo tempo que problemas na visão, Tony enfrenta o alcoolismo e tem relacionamentos fúteis. Uma amizade entre os dois cresce, ao mesmo tempo que Montgomery estabelece uma relação de afeto com a viúva Olivia (Samantha Morton).
Diferentemente de filmes com temática semelhante, o roteiro de O Mensageiro é bem construído, sensível em lidar com eventos difíceis e respeitar os lados sentimentais dos familiares e dos soldados mensageiros. O realismo da direção e as atuações de Ben Foster, Woody Harrelson e Samantha Morton colaboram pelo contraste e identificação imediata.
O Mensageiro é comovente, tocante. Faz com que sentimos a reação da dolorosa perda de um ente querido e olhar também que para homens acostumados a lidar com a guerra ao terror, isso é mais doloroso ainda.
Cotação: 9,0
O Mensageiro (The Messenger, 2009)
Direção: Oren Moverman
Roteiro: Oren Moverman e Alessandro Camon
Elenco: Ben Foster, Woody Harrelson, Samantha Morton, Jena Malone, Steve Buscemi, Jahmir Duran-Abreau.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Um filme marcante em alguns sentidos, especialmente no que tange as atuações (gostei demais de Foster e Morton, antes os dois que o Woody, bem mais apto à indicação por Zoombieland). Esperava um pouco mais do roteiro, mas sem dúvida O Mensageiro é um filme que indicaria sem pensar duas vezes.
Beijos!
Mayara, "O Mensageiro" é um grande filme. O lado mais interessante dele é justamente este que seu texto cita: fazer com que a gente entre em contato com essa sensação de luto, da tarefa horrível que é comunicar uma perda de um ente querido a alguém. Adoro o contraste entre o personagem de Woody Harrelson e o do Ben Foster e acho que a força emocional do filme vem disso.
Foi uma bela surpresa. Acho "O Mensageiro" um filmaço que merecia mais atenção da Academia no ano que foi indicado. Ben Foster e Woody Harrelson protagonizam essa triste história com muito talento, e Oren Moverman é extramente hábil em não deixar todo o enredo descambar para um melodrama meloso. O filme é forte e comovente, um dos melhores que tivemos em 2010!
bjs!
Weiner, marcante mesmo. Achei que além das atuações, o grande triúnfo dele é o roteiro, em retratar a situação sentimental. Beijos! ;)
Kamila, disse tudo. È um filme bonito, mas sufocante de ver, ainda mais em pessoas sensíveis. rsrs.
Elton, com certeza. Merecia mais reconhecimento que "Guerra ao Terror" na época. rsrs. Beijos! ;)
Postar um comentário