Uma trilha sonora é um conjunto das peças musicais usadas num filme. Pode incluir música original, criada de propósito para o filme, ou outras peças musicais, canções e excertos de obras musicais anteriores ao filme. Uma trilha somora é composto de acordo com o tipo de história que a película propõe, ou seja, um tipo de emoção que a trilha quer transmitir.
Desejo e Reparação, composta por Dario Marianelli
Dario Marianelli é um compositor italiano responsável por uma das trilhas sonoras mais bem orquestradas da década. Conhecido pelas trilhas de filmes como
Orgulho e P
reconceito(um outro trabalho de Marianelli que merece destaque), que rendeu sua primeira indicação ao Oscar e do recente
Valente, de Neil Jordan, só lançado no Brasil no mercado de DVD. Mas foi com a trilha de
Desejo e Reparação, que Dario conseguiu seu reconhecimento merecido. A trilha emocionante rendeu a única estatueta para o longa e merece ser ouvida por anos e muitos anos.
Wall-E, composta por Thomas Newman
Thomas Newman, conhecido pela trilha de
Beleza Americana,
Estrada para Perdição(que por opinião pessoal é o melhor dele) é primo de Randy Newman, compositor da maioria das trilhas da Pixar.
Wall-E é seu segundo trabalho na Pixar, antes, fez a trilha de
Procurando Nemo. Destacar que Newman fez com a trilha e transformá-la em tipo futurista, como uma homenagem a produções do tipo. Òtima!

Sangue Negro, composta por Johnny Greenwood
Outra trilha sonora que não quero deixar de destacar é a de
Sangue Negro, composta por Greenwood, guitarrista do Radioread. Por ter a trilha com o clima que o filme transmite, de tensão e tons bem dramáticos. Uma pena que a trilha não foi tão valorizada pelas premiações deste ano!
Batman - O Cavaleiro das Trevas, composta por Hans Zimmer & James Newton Howard
Acho que muitos blogueiros vão concordar que a trilha deste filme recente do
Batman é mais sombria que a anterior,
Batman Begins, que também é composto pela mesma dupla de compositores respeitados, Zimmer e Howard. Aliás, a trilha é tão sombria que tiveram problemas de classificação da Academia e teve até notícias de que foi inelegível da disputa, agora voltou... (que confuso isso, né?)
Horton e o Mundo dos Quem!, composta por John Powell
Pode ser meio clichê a trilha de
Horton e o Mundo dos Quem! estar nesta lista, mas, a composição bem infantil composta pelo compositor inglês é bem construida de acordo com a história. Esta é a quarta trilha sonora que John Powell compõe para a Blue Sky, como
A Era do Gelo e
Robôs. Sua lista de composições ainda inclue a trilogia
Bourne e outra animação,
Happy Feet - O Pingüim. Não a toa, a trilha foi indicada ao Annie Awards, da categoria este ano.