quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Melhores de 2008 - Animação

Com o ano quase no fim, e com este mundo do cinema sempre nos reservando surpresas, começaremos um especial com os melhores do ano que foi marcado com ótimos filmes, perdas de grandes lendas e filmes que fizeram muita gente ficar com "dor de barriga". Com esta temporada de premiações chegando para valer e com alguns filmes só portando por aqui em meados do ano que vem, falaremos sobre filmes que portaram ao território nacional no ano de 2008.

Começaremos com uma categoria que a cada ano que passa, começa a se destacar mais no ramo cinematográfico, a animação! Agora, dada a largada!


Wall-E, de Andrew Stanton

Não é surpresa Wall-E estar nesta lista, mas quero destacar que esta é uma dos projetos mais ambiciosos que a Pixar já realizou. Com uma película que quase a metade do filme é totalmente sem dialogos, ele mostra uma boa lição sobre meio ambiente e amizade, costume em filmes da Pixar. E não é difícil se encantar com o romance entre Wall-E e Eva e as tentativas do robôzinho de conquistar seu primeiro amor.


Kung Fu Panda, de John Stevenson & Mark Osborne

Outra animação que se destacou bastante em 2008 é essa divertida animação da Dreamworks, conhecidos por criarem campeões de bilheteria como Shrek e Madagascar. Neste filme com uma ótima direção de arte conta a história de um panda comilão e desajeitado, que trabalha no restaurante do pai, que acaba sendo o único capaz de salvar o vale onde mora do vilão, um poderoso leopardo das neves. Um filme, que lançado na época das Olimpiadas de Pequim não esperava muita coisa acabou surpreendendo. Não a toa, já está confirmada uma sequência para ser lançada em julho de 2011.


Horton e o Mundo dos Quem!, de Jimmy Hayward & Steve Martino

Dos mesmos criadores da franquia A Era do Gelo, é baseado num livro de autoria de Ted Geisel, publicado pela primeira vez em 1954, sob o nome Dr. Seuss. Os livros de Seuss estão entre aqueles que definem o que se convencionou chamar de literatura para a família, foram traduzidos para 15 idiomas e já venderam mais de 200 milhões de copias. O filme, tal como o livro de Seuss, apresenta um elefante cheio de imaginação, que ouve um pedido de ajuda vindo de uma partícula de poeira que flutua no ar. O grande destaque vai por conta da direção de arte, que a equipe Blue Sky foi bem inspirada na obra e tranformar num filme bem infantil, mas engraçado.

5 comentários:

Anônimo disse...

Acho que a melhor animação de 2008, sem dúvida alguma, é "WALL-E", mesmo gostando das outras duas (especialmente de "Horton"). Acho que só faltou "Persépolis", meu segundo favorito desse ano na categoria.

Kau Oliveira disse...

Mayara, tecnicamente eu acho Wall-e imbatível. Mas não achei todo esse gás da Coca que dizem, hahahahaha. O primeiro ato é magistral, mas a segunda parte é bem fraca, pelo menos pra mim. Horton é uma graça e o filme do Panda hiper engraçado!

Beijos!

Mayara Bastos disse...

Vinícius, "Wall-E" é sem palavras... Infelizmente, não vi "Persépolis", até hoje não o lançam em DVD. Ele deve ser bom tbm!

Kau, eu entendo sobre o gás da Coca! rsrsrsrs. Beijos!!

Anônimo disse...

Adorei os três filmes que você citou no post. Mas, meu favorito mesmo é "Wall-E", que deve entrar no meu top 10 de 2008. Como vou assistir "Madagascar 2" nesta semana, vamos ver se o longa entra na minha lista de animações preferidas do ano.

Mayara Bastos disse...

Kamila, como ainda não vi "Madagascar 2", infelizmente, ele fica de fora da lista. Verei ele na quarta-feira. Agora, "Wall-E" entra no meu Top 5 fácil, fácil! Beijos!