terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Melhores de 2008 - Trilha Sonora

Uma trilha sonora é um conjunto das peças musicais usadas num filme. Pode incluir música original, criada de propósito para o filme, ou outras peças musicais, canções e excertos de obras musicais anteriores ao filme. Uma trilha somora é composto de acordo com o tipo de história que a película propõe, ou seja, um tipo de emoção que a trilha quer transmitir.


Desejo e Reparação, composta por Dario Marianelli

Dario Marianelli é um compositor italiano responsável por uma das trilhas sonoras mais bem orquestradas da década. Conhecido pelas trilhas de filmes como Orgulho e Preconceito(um outro trabalho de Marianelli que merece destaque), que rendeu sua primeira indicação ao Oscar e do recente Valente, de Neil Jordan, só lançado no Brasil no mercado de DVD. Mas foi com a trilha de Desejo e Reparação, que Dario conseguiu seu reconhecimento merecido. A trilha emocionante rendeu a única estatueta para o longa e merece ser ouvida por anos e muitos anos.


Wall-E, composta por Thomas Newman

Thomas Newman, conhecido pela trilha de Beleza Americana, Estrada para Perdição(que por opinião pessoal é o melhor dele) é primo de Randy Newman, compositor da maioria das trilhas da Pixar. Wall-E é seu segundo trabalho na Pixar, antes, fez a trilha de Procurando Nemo. Destacar que Newman fez com a trilha e transformá-la em tipo futurista, como uma homenagem a produções do tipo. Òtima!


Sangue Negro
, composta por Johnny Greenwood

Outra trilha sonora que não quero deixar de destacar é a de Sangue Negro, composta por Greenwood, guitarrista do Radioread. Por ter a trilha com o clima que o filme transmite, de tensão e tons bem dramáticos. Uma pena que a trilha não foi tão valorizada pelas premiações deste ano!


Batman - O Cavaleiro das Trevas, composta por Hans Zimmer & James Newton Howard

Acho que muitos blogueiros vão concordar que a trilha deste filme recente do Batman é mais sombria que a anterior, Batman Begins, que também é composto pela mesma dupla de compositores respeitados, Zimmer e Howard. Aliás, a trilha é tão sombria que tiveram problemas de classificação da Academia e teve até notícias de que foi inelegível da disputa, agora voltou... (que confuso isso, né?)


Horton e o Mundo dos Quem!, composta por John Powell

Pode ser meio clichê a trilha de Horton e o Mundo dos Quem! estar nesta lista, mas, a composição bem infantil composta pelo compositor inglês é bem construida de acordo com a história. Esta é a quarta trilha sonora que John Powell compõe para a Blue Sky, como A Era do Gelo e Robôs. Sua lista de composições ainda inclue a trilogia Bourne e outra animação, Happy Feet - O Pingüim. Não a toa, a trilha foi indicada ao Annie Awards, da categoria este ano.

7 comentários:

Anônimo disse...

Surpreendente esta lembrança de Horton, e até que merecida. Mas sua seleção ta perfeita com os 4 primeiros, que devem se repetir na minha.

Ciao!

Anônimo disse...

Os quatro primeiros são mesmo imbatíveis nesse ano, mas acho que substituiria "Horton" por "O Escafandro e a Borboleta" - apesar de também gostar da trilha da animação. Minha preferida é a de "WALL-E".

Anônimo disse...

Que surpresa ver a trilha de "Horton" lembrada aqui. Das que você listou, a minha favorita é a de "Desejo e Reparação".

Anônimo disse...

Belas trilhas tivemos este ano. Mas kd NA NATUREZA SELVAGEM ?

Mayara Bastos disse...

Wally, obrigada. A trilha de "Horton" é bem infantil, mas muito bem orquestrada! Ciao!

Vinícius, obrigada. Bem lembrado sobre a trilha de "O Escafandro e a Boroleta". E "Wall-E" é sensacional!

Kamila, obrigada. A trilha de "Desejo e Reparação" ganha disparado e virou a minha favorita de todos os tempos, rsrsrs.

Hugo Leon, Belas trilhas mesmo. A trilha de "Natureza Selvagem" não entrou pq só tem trilhas instrumentais, apesar que a trilha com canções de Eddie Wedder é sensacional!

Alex Gonçalves disse...

Nossa, jurava que nem tinha pesquisado quem foi o compositor de "Sangue Negro" e fiquei surpreso que é um dos integrantes do "Radiohead". Na minha opinião não achei um ano muito inspirado para trilha sonoras, mas a minha predileta de sua seleção é mesmo a do Dario Marianelli, de fato emocionante!

Mayara Bastos disse...

Alex, com certeza. Acho a trilha de "Sangue Negro" bem tensa, de acordo com o filme. E me surpreendi quando fiquei sabendo que foi um dos integrantes do Radiohead. E a trilha do Marianelli é a minha favorita de todos os tempos!