sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Melhores de 2008 - Roteiro Adaptado

A maioria dos ótimos roteiros presentes aqui são adaptados de obras literárias, que pode ser fiel a obra ou sair melhor que a própria literatura. Eis, aqui os melhores trabalhos em roteiros adaptados logo abaixo.


Desejo e Reparação, escrito por Christopher Hampton, baseado no livro Reparação, de Ian McEwan

Eis aqui uma das adaptações que agradaram-me muito ultimamente. Depois de ver o filme, realizei a leitura do livro, que o achei uma pérola da literatura inglesa. Realmente, tenho que dizer que é uma adaptação bem satisfatória, e a direção de Joe Wright ajudou ainda mais a linda história a ser contada. Òtima!


O Escafandro e a Borboleta, escrito por Ronald Harwood, baseado no livro Le Scaphandre et le Papillon, de Jean-Dominique Bauby

Adaptação baseada na história real do jornalista Jean-Dominique Bauby, que foi adaptada para um filme sensível e belo. Quem ainda não viu e é sensível, melhor preparar os lenços. Mas é, sem dúvida um ótimo roteiro.


Na Natureza Selvagem, escrito por Sean Penn, baseado no livro Na Natureza Selvagem, de Jon Krakauer

O roteiro do filme é baseado na história real de Christopher McCandless, que depois de se formar na faculdade, larga tudo e cruza numa viagem que mudou para sempre sua existencia. O diretor Penn demorou mais de 10 anos para concluir o roteiro e conseguiu o apoio da familíla McCandless. Isso foi o resultado do bom roteiro.


Sangue Negro, escrito por Paul Thomas Anderson, baseado no livro Oil!, de Upton Sinclair

Tenho que confessar que nunca fiz a leitura do livro baseado neste ótimo filme, mas vi algumas reclamações de algumas pessoas que leram por ser monôtono demais. E que a versão que Anderson deu ao livro é bem melhorada. Mas achei um roteiro bem escrito e acho um dos melhores filmes de PTA.


Longe Dela, escrito por Sarah Polley baseado no conto The Bear Came Over the Mountain, de Alice Munro.

A também atriz Sarah Polley preparou o roteiro de Longe Dela ao longo de 12 anos. Depois de bastante tempo que se inspirou neste conto, ela resolveu também dirigir este filme sensível, que me apaixonei depois de ter visto por uma pesquisa escolar.

4 comentários:

Kau Oliveira disse...

Mayara, concordo com tudo...

...menos Desejo e Reparação. O livro tem como personagem principal Briony e seu desejo de reparar erros do passado. O filme se preocupa muito mais com a paixonite entre James e Keira, o queme incomoda hahahahahahaha.

Beijos!

Anônimo disse...

Realmente uma seleção impecável! Acho que ficaria entre "O Escafandro e a Borboleta" (um excepcional trabalho de adaptação) e "Sangue Negro", mas gosto muito de "Atonement" também. Abs!

Anônimo disse...

Adorei! Pelo menos três aqui devem repetir na minha. Sendo eles Atonement, Escafandro e Sangue Negro. ;)

Ciao!

Mayara Bastos disse...

Kau, obrigado. E entendo o que acha sobre "Desejo e Reparação". Aliás, revi o filme depois que terminei de ler e gostei bastante do resultado. E entendo sobre o casal, rsrs. Beijos! ;)

Vinícius, obrigado. Concordo o que disse, mas o de "Atonement" é o meu favorito. Abraços!

Wally, obrigado. E estou louca para ver sua seleção. Ciao!