terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Oscar 2009: Comentários e Vencedores


Tenho que confessar que não vejo uma cerimônia do Oscar desde 2005, por conflitos de horário. Por causa do carnaval, é a primeira vez em tanto tempo que vejo a festa, com a transmissão no Brasil, que foi marcada da polémica da Tv Globo não exibir, como fazia todos este últimos anos. E encontro uma festa totalmente descontraida de tantas edições anteriores.

Primeiro, por quebrarem um tabu de convidarem somente comediantes para apresentarem o show. Hugh Jackman, mais conhecido com o Wolverine da série de filmes X-Men, foi o Host principal deste ano. Mostrou seus dotes cômicos e musicas, que contou com a ajuda de Anne Hathaway, além de uma homenagem aos musicais, com coreografia orquestrada por Baz Luhrman e apresentado pelo próprio Jackman, além da cantora Beyoncé e dos casais de sucessos recentes do gênero Zac Efron & Vanessa Hudgens (High School Musical) e Dominic Cooper & Amanda Seyfried (Mamma Mia!).

Mas também a festa teve seus pontos negativos, ao começar pela categoria Canção Original, que foi só um minuto cada música e preciso protestar a apresentação da música original do filme Wall-E, cantada na festa pelo cantor John Legend, já que Peter Gabriel se recusou a se apresentar. Apesar disso, a música que colou na cabeça de todos "Jai Ho", foi a vencedora, superando a sentimental "Down to Earth".

Sobre a distribuição dos prémios, foi muito óbvia. O resultado foi o que todos nos apostaram e foi unanimidade. Tenho que dizer que Quer Ser um Milionário? entrou para história do Oscar. Ganhou 8 estatuetas, incluindo melhor filme e diretor. Isso se confirmou para um filme com orçamento pequeno, está faturando alto nas bilheterias americanas e virou alvo de controversias por parte de seu país de origem, a Ìndia.

Nas categorias principais, o esperado. Sean Penn, Kate Winslet (finalmente), Heath Ledger (merecido) e Penélope Cruz venceram, respectivamente, com todo mundo sabia os prémios de ator, atriz, ator coadjuvante e atriz coadjuvante.

Também como esperado, Wall-E ganhou o prémio de melhor filme de animação. E a única surpresa da noite, na minha opinião, foi na categoria filme estrangeiro que o prémio foi para o japonês Departures, que desbancou o favorito, o israelense Valsa com Bashir.

O campeão de indicações deste ano, O Curioso Caso de Benjamin Button, que concorreu a 13 estatuetas, acabou levando só três, nas categorias técnicas.


Confira abaixo a relação completa dos vencedores do Oscar 2009:

Melhor Filme
Quem Quer Ser um Milionário?

Melhor Diretor
Danny Boyle, Quem Quer Ser um Milionário?

Melhor Ator
Sean Penn, Milk - A Voz da Igualdade

Melhor Atriz
Kate Winslet, O Leitor

Melhor Ator Coadjuvante
Heath Ledger, Batman - O Cavaleiro das Trevas

Melhor Roteiro Original
Dustin Lance Black, Milk - A Voz da Igualdade

Melhor Roteiro Adaptado
Simon Beaufoy, Quem Quer Ser um Milionário?

Melhor Filme Estrangeiro
Departures, Japão

Melhor Filme de Animação
Wall-E

Melhor Fotografia
Quem Quer Ser um Milionário?

Melhor Direção de Arte
O Curioso Caso de Benjamin Button

Melhor Figurino
A Duquesa

Melhor Som
Batman - O Cavaleiro das Trevas

Melhor Efeitos Sonoros
Quem Quer Ser um Milionário?

Melhor Montagem
Quem Quer Ser um Milionário?

Melhor Efeitos Visuais
O Curioso Caso de Benjamin Button

Melhor Maquiagem
O Curioso Caso de Benjamin Button

Melhor Trilha Sonora
Quem Quer Ser um Milionário?

Melhor Canção
Jai Ho, Quem Quer Ser um Milionário?

Melhor Curtametragem (animação)
La Maison em Petits, de Kunio Kato

Melhor Curtametragem
Toyland, de Jochen Alexander

Melhor Curtametragem (documentário)
Smile Pinki

Melhor Documentário em Longametragem
O Equilibrista, de James Marsh


Observação: Ao final da cerimônia do Oscar, Hugh Jackman prometeu "uma prévia dos filmes que estão vindo por aí e que podem ser alguns dos próximos candidatos ao prêmio do ano que vem". Como é raro a Academia passar este tipo de prévia e como a Tv paga não exibiu, logo abaixo está a prévia de 24 filmes, que podem figurar na lista de indicados no próximio Oscar tanto em categorias técnicas como nas principais.

Veja abaixo o vídeo que encerrou o Oscar 2009:

8 comentários:

Jeniss Walker disse...

e eu imaginei q Benjamim Button não fosse levar nenhum prêmio (:P)

no mais as mudanças da cerimonia foram joias (principalmente a entrega de premios nas categorias atuações). o curta com a dupla d Pinapple Express foi um dos grandes momentos do show.
abraços, Mayara :P

Kau Oliveira disse...

Mayrar, não reclamo de 90% dos prêmios à Slumdog. Somente não acho a trilha tudo isso e sua mixagem poderia ter passado sem maiores exaltações...

Beijos!

Anônimo disse...

Para mim, o Oscar 2009 foi a melhor cerimônia que eu vi desde o Oscar 2003. Foi uma noite óbvia, sim, mas extremamente emocionante. Adorei as mudanças que foram propostas pela dupla de produtores do show.

Unknown disse...

Na verdade eu gostei muito da ceimônia, acho que foi a melhor que eu já conferi (e olha que vejo Oscar desde 1998). Acho também que "Slumdog Millionaire" mereceu todas as estatuetas, exceto a de mixagem de som, que era obviamente de "Wall-E" e foi roubada.
Nas categorias de atuação, eu adorei os vencedores! E o Jackman se saiu muitíssimo bem.
Um beijo!

Mayara Bastos disse...

Jeniss, pois é. Concordo com você sobre as mudanças, mas não gostei muito das apresentações das canções indicadas. E adorei o curta do Apatow. Abraços! ;)

Kau, entendo. Sobre a mixagem tinham melhores ali, acho. E acho as trilha de "Wall-E" e "Benjamin Button" bem melhores. Beijos! ;)

Kamila, não vejo o Oscar desde 2005e fiquei bastante satisfeita com este ano. Foi a cerimônia mais emocionante e óbvia que já vi, rsrs. E gostei das mudanças, menos na parte das canções indicadas. ;)

Weiner, também gostei muito da cerimônia e também acho que o Oscar de Mixagem foi roubado do "Wall-E", rsrs. E gostei bastante dos vencedores e adoraria ver Hugh Jackman apresentando de novo a festa, rs. Beijos! ;)

Anônimo disse...

Não sei, acho que essa foi a melhor cerimônia do Oscar que já vi (não digo de todos os tempos porque obviamente não acompanhei os 80 anos de história do prêmio). Certamente uma maravilha e espero que continuem assim em 2010!

Anônimo disse...

Também adorei esta cerimônia, e não tenho do que reclamar dos premiados. Foi tudo muito bem feito!

Ciao!

Mayara Bastos disse...

Vinícius, concordo. Faz tempo que não via uma festa do Oscar tão descontraida como essa. E espero que em 2010 seja assim! ;)

Wally, eu também gostei dos premiados, mas não todos da parte técnica. rsrs. Ciao! ;)