domingo, 26 de abril de 2009

Quem Quer Ser um Milionário?


Bollywood é o nome dado à indústria de cinema de língua hindi, a maior indústria de cinema indiana, em termos de lucros e popularidade a nível nacional e internacional. Por incrível que pareça, esta indústria cinematografica produz mais filmes do que o famoso cinema americano. Mas muito se compara a Bollywood a produção de Quem Quer Ser um Milionário? do inglês Danny Boyle.

Jamal Malik (Dev Patel) tem 18 anos de idade, vem de uma família das favelas de Mumbai, Índia, e está prestes a experimentar um dos dias mais importantes de sua vida: ele está prestes a responder a última pergunta do programa "Quem Quer Ser um Milionário" (conhecido por aqui como "Show do Milhão"), que dá a um passo para conquistar 20 milhões de rúpias. Mas, a polícia acaba suspeitando que Jamal trapaceou e detem o jovem. Mas sua infância e adolescência problemáticas o ajudaram, de alguma forma, a saber das respostas.

A comparação que o filme tem em relação a Bollywood é por a película ter sido rodado simultaneamente na própria Ìndia. Um dos pontos altos do filme é o diretor conseguir contar através de flashbacks a infância difícil que o protagonista teve e também por colocar realismo por retratar os problemas sociais do país, o que pareceu ter nascido a polêmica toda que a produção sofreu através da própria população do país.

Quem Quer Ser um Milionário foi a grande surpresa das principais premiações. Conquistou vários prèmios, incluindo 8 Oscars é um filme que conquista por mostrar uma linda mensagem que existe esperança e que o mais importante para preencher nosso destino é o amor.


Cotação: 9,5

Título Original: Slumdog Millionaire
País de Origem/Ano de Produção: Ìndia/Reino Unido, 2008
Direção: Danny Boyle
Roteiro: Simon Beaufoy, baseado em livro de Vikas Swarup
Elenco: Dev Patel, Freida Pinto, Anil Kapoor, Irrfan Khan, Tanay Chheda, Ayush Mahesh Khedekar, Ashutosh Lobo Gajiwala, Azharuddin Mohammed Ismail, Rubiana Ali, Tanvi Ganesh Lonkar.

13 comentários:

Alex Gonçalves disse...

Mayara, sério que você gostou tanto assim? Eu não acho que o filme seja mal-intencionado como muitos andam espalhando por aí, mas também não vejo nada de fantástico. Como comentei agora há pouco em outro blog é um filme que se saiu bem mais pelas boas impressões que criou diante dos tempos de crise do que por méritos artísticos.

Unknown disse...

Acho que certo tipo de filme se faz necessário em determinadas épocas. Atualmente, a onda é dar crédito ao pessimismo, o que acaba se refletindo no cinema (com filmes ótimos, sim, mas um tanto pesados). "Slumdog Millionaire" não só propõe um final feliz, como nos dá sinais de que a esperança e o otimismo são sentimentos que devem ser mais cultivados.
Na minha opinião, só não mereceu o Oscar de mixagem de som, que era de "Wall-E".
Nota: 9,0
Abraço!

Anônimo disse...

Excelente filme! O que me fez gostar bastante do que vi foi a trilha sonora empolgante junto com uma fotografia de arrepiar.

É um feel good movie, mas que foge um pouco de alguns clichês do gênero.

Daria um 8!

Vinícius P. disse...

Muitos perguntam se o filme merecia tanta atenção e eu sinceramente acho que sim. Prefiro muito mais ver uma produção dessa sendo reconhecida do que um típico enlatado americano. Entretanto, acho que "Milk" é o filme do ano...

- cleber . disse...

Uma história de amor em um contexto repleto de significações e ressonâncias com os tempos atuais.

Matheus Pannebecker disse...

Olha, eu acho que "Quem Quer Ser Um Milionário?" é um excelente filme, só não acho que merecia tanta atenção assim. E essa minha opinião já existia antes mesmo do Oscar, já que desde o início eu não apoiava o longa se saindo vitorioso em quase todas as categorias.

Robson Saldanha disse...

Nota justa, texto justo! O filme é bom mesmo, ele é bom por ser simples, é bom por não necessariamente ter atores excepcionais, é bom por saber contornar com maestria os clichês e ter uma trilha sonora excelente! Eu também adoree!

altieres bruno machado junior disse...

olá
parabéns pelo blog

gostei de ver esse filme comentado no seu blog.
esse filme eu adorei, tem uma mistura muito boa de drama e ação. Que dó a gente sente com o personagem principal, principalmente quando passa os flashbacks da infância dele, do irmão e da grande paixão da vida dele. É UM FILME MUITO BOM!!!

Qndo acabou o filme eu comentei comigo mesmo: Nossa um filme da Índia que não tem dança, mas p/ que, durante os créditos os atores principais começam a dançar com várias outras pessoas, todos fazendo a mesma coliografia, muito comédia.
Ainda vou comentar desse filme no meu blog.

té mais
virei seguidor

Wally disse...

Adorei o filme. É belo, sincero e maravilhosamente rodado.

Dou a mesma cotação ;)

Nota 9.5

Ciao!

Kamila disse...

Eu amei este filme também! Acho que é uma daquelas obras que conta uma história simples, mas que nos cativa por completo. E eu sempre tendo a gostar muito de longas nesse estilo.

Dewonny disse...

Tbm gostei bastante, muito interessante, ótima história e trilha sonora. nota 8.5!
Bjo! Diego!

Mayara Bastos disse...

Alex, neu eu mesma imaginava gostar tanto do filme, e concordo com você. Ele criou boas impressões pelo realismo.

Weiner, você resumiu muito bem o que o filme quer expressar. E concordo que o Oscar de mixagem de som era de "Wall-E". Abraços. ;)

nit zombies, o que você apontou foram os maiores destaques do filme. ;)

Vinícius, concordo com você, apesar que não esperava nada do filme e ele acabou surpreendendo muita gente. E preciso ver "Milk". ;)

Cleber, falou tudo que o filme representa. ;)

Matheus, entendo sua opinião e era a mesma que a minha antes de ver o filme, rsrsrs. ;)

Robson, obrigado. E quem disse que os filmes simples não podem ser excepcionais? rsrsrs.

Bruno, muito obrigado pela visita e seja bem vindo. E concoro com você em relação ao filme. Até mais. ;)

Wally, coincidimos na opinião e na nota, rsrs. Ciao! ;)

Kamila, idem. E é sempre uma grata surpresa uma produção como esta ser muito bem recebida. ;)

Diego, que bom que apreciou o filme. Beijos! ;)

Fred Burle disse...

Slumdog é realmente ótimo, Mayara! Sempre que estréia algo do Danny Boyle, vou sem medo, porque ele é muito bom.
Muito bonitinho seu blog. Sempre que der, passarei por aqui.
Só não vi muito sentido no post aí de cima, pois fica algo vago, já que só tem os nomes dos filmes e não tem suas impressões sobre eles...
Mas enfim... até mais!