domingo, 5 de abril de 2009

Rio Congelado


Nos últimos tempos, para muitas pessoas, os Estados Unidos era conhecido como uma "fábrica de sonhos" onde muitos estrangeiros tentava a sorte para ter uma vida confortável num dos países mais ricos do mundo. Mas esta então "fábrica" acabou mudando este cenário e indo a caminhos piores para, digamos combater a imigração neste país. Um dos exemplos deste assunto precário está no drama Rio Congelado, da estreante em cinema Courtney Hunt.

A película, que acabou virando sensação em muitas premiações conta a história de Ray Eddy (Melissa Leo, indicada ao Oscar pelo papel), uma mulher que vive num trailer numa região do interior do estado de Nova York e abandonada pelo marido. Ela ela não consegue sustentar seus dois filhos com seu emprego de atendente numa loja. Mas o destino acaba colocando Ray em frente a Lila Littlewolf (Misty Upham), uma índia da tribo Mohawk. Para garantir um Natal confortável a sua família, Ray acaba se arriscando em transportar dentro do porta-malas de seu carro, imigrantes ilegalmente na divisa entre os Estados Unidos e Canadá, onde se separa por um rio congelado para escapar da fiscalização da polícia.

Onde parece ser um filme tenso por causa de seu assunto sério, o roteiro indicado ao Oscar, além de ter uma boa intenção, acaba tendo falhas por causa da direção de estréia de Courtney, por falhar na intensidade. È um filme que vale pelas atuações de suas protagonistas, Melissa e Misty, apesar de dar todo o crédito para a última por passar toda a emoção que sua personagem sente.

Rio Congelado, apesar de ser a surpresa das premiações e as suas falhas, não deixa de ser um bom filme por acentuar em um assunto mundialmente preocupante para todos nós.

Cotação: 7,0

Título Original: Frozen River
País de Origem/Ano de Produção: EUA, 2008
Direção: Courtney Hunt
Roteiro: Courtney Hunt
Elenco: Melissa Leo, Misty Upham, Michael O'Keefe, Charlie McDermott, James Reilly.

10 comentários:

Alex Gonçalves disse...

Mayara, eu gostei do filme e você aponta todas as suas qualidades, especialmente no que se diz respeito ao empenho das protagonistas e a história oportuna.

Beijos, boa semana!

Victor disse...

Confesso que o filme não me atrai muito. Mas devo assistir quando estiver com mais 'cabeça'. Mas com um pé um tanto atrás.


Beijo Mayara!

Dewonny disse...

Olá Mayara!
Tbm gostei, um bom filme, correto naquilo q se propôs a contar, e Melissa Leo - até então desconhecida - tem atuação destacável, a indicação no oscar já foi um prêmio pra ela, ñ tinha como vencer as concorrentes de peso q tbm concorreram. nota 7.0!
Bjão! Diego!

Ciro Hamen disse...

Eu adorei esse filme. Um dos melhores que vi nos últimos meses. O Clint Eastwood também faz muito papel esse papel da descontrução do sonho americano. Me lembrou algo dele, mas dirigido por outra pessoa, é claro.

Abraços!

Kamila disse...

Eu quero muito ver este filme, porque ele tem uma premissa que me interessa bastante. Fiquei surpresa, porém, com seu comentário sobre a falta de intensidade da direção da Courtney Hunt.

Vinícius P. disse...

Um filme que se apóia basicamente do trabalho da dupla principal, mas que infelizmente não tem um maior aprofundamento das personagens.

- cleber . disse...

Gostei muito desse filme, achei a história muito interessante, atuações no ponto e um ótimo roteiro !

Nota: 8,0

PS: AMO FILMES NO GELO!

Matheus Pannebecker disse...

Mayara, eu adorei "Rio Congelado". Achei um excelente filme em todos os aspectos e apóio as indicações ao Oscar!

Jeniss Walker disse...

esse é outro q só verei em DVD. mas deve ser excelente. bjs, Mayara :)

Mayara Bastos disse...

Alex, pois é. Estes são os pontos positívos da história. Beijos e boa semana para você também. ;)

Victor, talvez goste de "Rio Congelado", mas não tanto para considerá-lo uma obra-prima. Beijos! ;)

Dewonny, concordo com você. E sua descrição são os pontos fortes do filme, na minha opinião. Beijos! ;)

Ciro, pois é. Acho que sei do filme do Clint que mencionou. Abraços! ;)

Kamila, acho que você irá gostar mais de "Rio Congelado" do que eu. Mas tem problemas na direção da Courtney. ;)

Vinícius, resumiu tudo o que o filme transmitiu. ;)

Cleber, pelo jeito gostou mesmo. E também AMO filmes no gelo. ;)

Matheus, o filme vale pelas interpretações e o roteiro tem boas intenções. ;)

Jeniss, este é melhor esperar em DVD mesmo. Beijos! ;)