segunda-feira, 13 de julho de 2009

Michael Jackson e sua contribuição a sétima arte

Michael Jackson realmente revolucionou a música Pop nas últimas décadas. Deixou como herança muitos sucessos contagiantes e inesquecíveis. Mas não foi só na indústria fonográfica que ele deixou sua marca. No cinema, ele teve uma pequena filmografia, mas suas canções acabaram virando uma marca registrada, independente do gênero de filme.


The Wis - O Mágico Inesquecível, de Sidney Lumet (1978)

O primeiro papel de Michael Jackson no cinema foi como Espantalho no filme, que é uma adaptação de O Mágico de Oz e contava no elenco com a cantora Diana Ross e com o comediante Richard Pryor.


Captain EO, de Francis Ford Coppola (1986)

Esta película foi exibida com tecnologia 3D dentro dos parques da Disney e tem produção de George Lucas. Michael foi um capitão de uma nave espacial tripulada por robôs e alienígenas que acaba enfrentando uma rainha má.




Moonwalker, de Jerry Kramer e Jim Blashfield (1988)

Musical onde o músico aparece com figurinos que acabou virando moda na época de seu lançamento. No longa, ele era um ser de outro planeta que vem à Terra para ajudar três crianças a combater Mr. Big, um traficante de drogas que quer dominar o mundo.





Thriller acabou virando um dos maiores sucessos do cantor e, também revolucionou a história dos videoclipes. Com duração de quase 14 minutos e um orçamento de quase U$ 1,3 milhões, e estabeleceu um padrão de cinema para videoclipe. Outros exemplos foram os clipes Bad, dirigido por Martin Scorcese e They Don't Care About Us, gravado no Pelourinho, em Salvador, e no morro Dona Marta, no Rio de Janeiro, dirigido por Spike Lee.

Mesmo que sua contribuição ao cinema seja mesmo constante em suas canções, Michael Jackson merece ser lembrado pela qualidade e a revolução de seu clipes, os transformando em uma grande produção cinematográfica. Vida longa a Jackson!

9 comentários:

Mi disse...

Olá
parabéns pelo blog
quando puder...http://fimescinep.blogspot.com/
seu link está lá e tbm estou te seguindo

altieres bruno machado junior disse...

Olá Mayara

É inegável o talento de Michael Jackson. Ele morreu, mas concerteza inspirou e continuará inspirando centenas de pessoas.

Abraços e até ;)

Kamila disse...

Michael Jackson deixa um legado incrível. Eu sempre quis muito ver "The Wiz". Uma das minhas músicas favoritas está na trilha desse filme: "Home".

Otavio Almeida disse...

Bela homenagem! Vida longa ao rei do pop!

Vinícius P. disse...

Belo post! O único que vi foi o primeiro e não aprevei - não gostei dessa versão de "O Mágico de Oz"...

pseudo-autor disse...

Moonwalker é um clássico. Recentemente reprisado no SBT, eu já vi provavelmente umas dez vezes. Quanto a The Wiz, do Lumet, estou tentando encontrar para rever (vi há bastante tempo no corujão, tem mais de uma década isso!). Me disseram que você encontra no Youtube dividido em partes. Tenho procurado!

Alex Gonçalves disse...

Eu aproveitarei esse oportunismo que anda acontecendo, que é o do relançamento de obras cinematográficas envolvendo o Michael Jackson, para tentar pegar alguma coisa. Já vi "Moonwalker", mas nem me lembro mais do que acontece no filme. E falando em "They Don't Care About Us", sugiro que você procure no Youtube um vídeo onde o Marcos Mion malha o clipe, rs.

Beijos!

Dewonny disse...

Muito bom o post, dos filmes q ele esteve acho q só vi o Moonwalker!
Bjo! Diego!

Mayara Bastos disse...

Mi, muito obrigado e irei te linkar aqui do lado. ;)

Altieres, com certeza e falou tudo. Abraços! ;)

Kamila, com certeza. E "Home" é linda mesmo. E também ainda não vi "The Wiz". ;)

Otavio, muito obrigada e vida longa ao Michael!. ;)

Vinícius, obrigada. E ainda não conferi esta versão de "O Mágico de Oz". ;)

pseudo-autor, realmente "Moonwalker" virou um clássico, principalmente no lado musical onde marcou gerações daquela época. E "The Wiz" está difícil de achar. ;)

Alex, valeu pela dica, irei dar uma conferida. E também só vi "Moonwalker", apesar de eu ter uma curiosidade por este filme do Sidney Lumet. ;)

Diego, obrigada. E também só vi "Moonwalker". Beijos! ;)