quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O Menino do Pijama Listrado


Um dos mais importantes motivos do surgimento da Segunda Guerra Mundial, teve origem na década de 1930, na Alemanha, com o nascimento do nazismo, liderado por Adolf Hitler e pretendia expandir o território alemão, sem respeitar o Tratado de Versalhes e reconquistar territórios perdidos na Primeira Guerra. Esta premissa é o pano de fundo do drama O Menino do Pijama Listrado, baseado no livro best-seller de John Boyne.

A história gira em torno de Bruno (Asa Butterfield), um menino de oito anos que vive com a família em Berlim. Ele vê sua vida mudar quando seu pai, um oficial do Terceiro Reich, é subordinado a se transferir para Auschwitz com sua família. Sem companhia para suas brincadeiras, Bruno vê uma cerca e pessoas de pijama e acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um menino judeu da mesma idade que ele e também usa pijamas.

Um dos pontos altos do filme é a intensidade em retratar a amizade de duas crianças inocentes em meio aos tempos de guerra, onde um garoto procura um lugar para deixar sua imaginação fluir e acaba encontrando uma realidade daquela época que foi marcada por covardia, corrupção e sofrimento. Destaque também para a melancólica trilha sonora, composta por James Horner, conhecido por seu trabalho em Titanic e no inédito Avatar.

O Menino do Pijama Listrado não é uma típica produção com enfoque na Segunda Guerra e sim uma história humana que a amizade está em qualquer idade, etnia ou religião e é mais forte do que qualquer "batalha mortal". Prepare o lencinho!

Cotação: 8,5

Título Original: The Boy in the Striped Pajamas
País de Origem/Ano de Produção: EUA/Inglaterra, 2008
Direção: Mark Herman
Roteiro: Mark Herman, baseado em livro de John Boyne
Elenco: Asa Butterfield, Jack Scanlon, Vera Farmiga, David Thewlis, Amber Beattie, Rupert Friend.

18 comentários:

Dewonny disse...

Filmaço, achei excelente, a amizade dos garotos em meio ao conflito da guerra é emocionante, akele final é triste e impactante. nota 9.0!
Bjo! Diego!

Mayara Bastos disse...

Diego, concordo com você. E aquele final, além de ter me emocionado, ainda fiquei de boca aberta, não acreditando, rsrsrs. Beijos! ;)

Yuri Dias disse...

Sem dúvida o final é um dos fortes do filme, apesar de não ter me surpreendido tanto, mas o filme é realmente bom, dá outro enfoque a 2ª Guerra, mostra uma bela relação, muito humana. A trilha é linda, mas vi algumas falhas na direção em certos pontos, mesmo assim, nota 8.

Beijos

Mayara Bastos disse...

Yuri, com certeza aquele final foi o forte do filme. E não vi falhas na direção. Beijos! ;)

Bruno Soares disse...

Eu não vi... :(

Ouvi comentários ótimos (como o seu) e outros terríveis.. verei mas tenho que conferir algumas prioridades primeiro. Falando prioridades, vi ENTRE OS MUROS DA ESCOLA, muito bom mesmo. :D

Ah, eu tava brincando quando pedi pra vc parar com a brincadeira do Lennon. rsrs
Abs!

Wally disse...

Este filme é triste que dói... e muito bonito. Bem fotografado, trilha sublime, elenco competente e história imapactante.

Nota 8.0

Robson Saldanha disse...

Acho que, como falou, o filme apesar da guerra procura focar no sofrimento humano devido a tanta maldade. Ele é um filme sensível e que me tocou, senti flta de algo mais mas nada que prejudicasse o andamento do filme!

Kau Oliveira disse...

Prepare o lencinho?! Hahahahahaha!! Eu quase gastei uma caixa de lencinhos.

O filme tem uma beleza visual impressionante. A trilha também é coisa mais linda. Tem uns erros de adaptação (leu o livro? É extraordinário!), mas não comprometem tanto o resultado final.

Beijos!

Vinícius P. disse...

Todo mundo fala bem desse filme, é impressionante. Ainda não vi e não sei ao certo o que pensar, visto que geralmente não gosto desses filmes que se passam na época da Segunda Guerra - mas já que você disse que esse não é o enfoque...

Matheus Pannebecker disse...

"O Menino do Pijama Listrado" tem algumas falhas, mas tudo fica pequeno perto da sinceridade do roteiro. O filme é muito bem resolvido! =)

Kamila disse...

Mayara, eu estou doida pra ver esse filme. Todo mundo fala bem dele!

Ricardo Martins disse...

Diversos filmes já foram feitos baseado na II Grande Guerra!!!
Mas todos tiveram suas particularidades, é demais ver esses filmes que mesmo com cenários parecidos abordam histórias fantásticas , imaginem quantos não existiram e que logo...logo veremos ser contadas no cinema!!!
É o mais legal é quando vemos essas pessoas mesmo vivendo numa guerra, poderem viver e possuir o que todos devemos ter: Amizade! Uns pelos os outros! Menino do Pijama Listrado é 10!!!!

Anônimo disse...

Ainda não assisti esse, mas li 98% das críticas falando MUITO mal! É bom ler outro ponto de vista às vezes :p

Otavio Almeida disse...

Tô doido pra ver esse filme. Bela crítica! Me deixou com mais vontade... hehe

Bjs!

Mayara Bastos disse...

Bruno, o filme é ótimo. E que bom que apreciou "Entre os Muros da Escola", fico feliz. E tudo bem, a brincadeira é só para quebrar o gelo, rsrsrs. Beijos! ;)

Wally, concordo plenamente. ;)

Robson, é verdade. E não tive problemas com ele, só as lágrimas. rsrsrs. ;)

Kau, pois é e nisso fui desprevinida, rsrsrs. Adorei tudo no filme e o livro, que parece ótimo entrou na minha lista de prioridades para leitura. Beijos! ;)

Vinícius, a guerra é só o pano de fundo, por ele acabar enfocando mais na amizade, acho que você vai amar. ;)

Matheus, concordo com você. ;)

Kamila, tenho certeza que vai adorar este filme. ;)

Ricardo, adorei o que disse. E é meio dif´´icil no cinema atual contar de uma forma humana sobre isso e o filme conseguiu tirar isso. ;)

moviefordummies, nossa! Lembro de ter li muitas a favor... mas é uma ótima pedida. ;)

Otavio, muito obrigada. E o filme é ótimo. Depois me conta o que achou. rsrsrs. Beijos! ;)

Anônimo disse...

Gosteei muito de tema do filme, muito legal mesmo, mais tenho que confessar que esperava mais do final do filme, deixou um pouco a desejar... nota 9,0! :*

Ygor Moretti disse...

Olá!!! Devo dizer que o filme foi meio que uma decepçao, esperava mais já que a história sim é muito rica.

Somente por esses dias que fui ver o clássico Tempos modernos, que estampa a "capa" do seu Blog, deovo dizer que fazia tempo que eu não ria tanto com um fulme, abraço!!!

Anônimo disse...

1:Qual foi a cultura material no filme e a cultura imaterial?
2:No filme tem algum momento em que os personagens praticam o relativismo cultural?
3:Em algum momento do filme ouve mudança cultural? de que tipo interna ou externa?