quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Coraline e o Mundo Secreto


O autor e cartunista inglês Neil Gaiman tem como referências mais impotantes de sua carreira obras como Sandman, Beowulf e Stardust, com estes dois últimos já terem uma adaptação cinematográfica, além de já ter escrevido para a Marvel Comics. Mas, aqui temos um de seus trabalhos mais importantes ganhando vida na animação Coraline e o Mundo Secreto.

A Coraline do título é uma garota em torno dos 11 anos de idade e, além de lidar com os conflitos de sua idade, também lida com a questão de seus pais de serem "workaholics". Eles se mudam para uma mansão, onde também encontram alguns inquilinos. Como Coraline sente-se entediada e seus pais não dão atenção, ela acaba explorando cómodos da casa onde encontra uma portinha que a leva a um local paralelo em que encontra versões diferentes de seus pais, presentes e com olhos de botão (!).

O que diferencia Coraline e o Mundo Secreto de algumas animações recentes como Up - Altas Aventuras e Bolt - Supercão é a sua história, que por muitas vezes para o mais menores pode causar aquele medo. O clima acaba fazendo vir em mente animações em stop motion como A Noiva Cadáver, de Tim Burton e O Estranho Mundo de Jack, de Henry Selick, este último responsável por Coraline, onde acaba vindo muito a favor dela. Além do bem feito stop motion, também podemos destacar a boa trilha de Bruno Coulais, perfeita para o clima da história.

Coraline e o Mundo Secreto é uma animação com uma técnica impecável e dialogos afinados com o tema. Ele pode ter um clima meio adulto para uma animação, mas admitimos que agrada ambos os lados, por seu lado meio sombrio e cumpre seu papel de entreter. Envolvente e agradável, vale a pena a mágica experiência.

Cotação: 8,0

Título Original: Coraline
País de Origem/Ano de Produção: EUA, 2009
Direção: Henry Selick
Roteiro: Henry Selick, baseado em livro de Neil Gaiman
Elenco (vozes): Dakota Fanning, Teri Hatcher, Jennifer Saunders, Dawn French, Keith David, John Hodgman, Robert Bailey Jr., Ian McShane.

12 comentários:

Elton Telles disse...

Atribuímos a mesma nota para "Coraline". Eu achei que o filme não conseguiu manter o ritmo no final, mas ainda é uma ótima animação. Técnica do stop motion impecável e uma história um pouco óbvia, mas muito empolgante. Gostei muito! ;)

ABS!

Wally disse...

Adorável este filme. Em especial, a técnica - fantástica. Gostei demais da história também.

Nota 8,0

Reinaldo Glioche disse...

Esse filme é mais uma prova de que a aminação sagou-se como um gênero cinematográfico. E não é mais um subgênero infantil. Concordo com vc. Para fazer coro ao carnaval:
Harmonia - nota 8
evolução - nota 7
samba enredo - nota 8
Bjs MA

Unknown disse...

Belo filme! Merece a indicação ao Oscar de Animação. Depois de UP, é o meu favorito.
Bjs!

Rafael Moreira disse...

Doido pra ver "Caroline", principalmente com essa indicação ao Oscar. Verei antes da premiação. Bjos.

Luis Galvão disse...

Eu também adorei Coraline, acho que toda a estética sombria dá medo, mas a história por trás é super triste e séria. Mais um acerto do ano passado para as animações.

bruno knott disse...

realmente... a técnica é fantástica.
2009 foi um ano cheio de ótima animações, esta foi uma delas!

Mayara Bastos disse...

Elton, não achei que o filme perdeu ritmo no final, mas concordo com o resto de sua opinião. Abraços! ;)

Wally, concordo plenamente com você. ;)

Reinaldo, e que ano para as animações, preciso ver algumas dessa safra ainda. E adorei as notas a este belíssimo trabalho desta escola de samba, rsrs. Beijos! ;)

Otavio, belo mesmo e mereceu a indicação. E "Up" não é só o nosso favorito, mas sim entra fácil em nossos corações. Beijos! ;)

Rafael, veja sim. Tenho certeza que irá gostar. Beijos! ;)

Luis, concordo. E também por ser meio triste é que nos identificamos com a Coraline. Belo acerto mesmo. ;)

Bruno, com certeza. ;)

Vinícius P. disse...

Fiquei completamente encantado com essa animação, certamente uma das melhores do último ano. Adoro filmes do gênero que não são exatamente recomendados somente para crianças.

Jenson J, disse...

Mayara, tudo bom?
Quando eu vi pela segunda vez tive uma impressão de não ser tão bom quanto a primeira!

Beto disse...

Coraline é ótimo mesmo! A minha animação preferida de 2009, junto com "Up" e "Mary and Max". Abs!
http://umblogdecinema.blogspot.com/

RoDolFO disse...

Belo texto..

apesar de nos ultimos 40 minutos cair no mais do mesmo e tudo se tornar uma porcaria =/ é um bom filme...pela primeira hora encantadora....