terça-feira, 16 de março de 2010

Melhores de 2009 - Direção de Arte


O Curioso Caso de Benjamin Button

O drama-fantasia dirigido por David Fincher tem uma parte técnica formidável e sua direção de arte mostra isso mesmo. Os cenários e a decoração são de tirar o chapéu e entra perfeitamente como um personagem fundamental para uma história fantasiosa. Perfeita!


Bastardos Inglórios

Um dos grandes destaques da parte técnica da película de Quentin Tarantino no quesito cenários em retratar como pano de fundo para a história alternativa, como em locações na França e Alemanha. O cinema da personagem Shosanna é um dos pontos altos do belíssimo trabalho de direção de arte.



Dublê de Anjo

Este filme teve seu lançamento no país diretamente em DVD, o que acabou passando bem despercebido, o que é uma pena. A fantasia tem uma excepcional parte técnica, principalmente sua direção de arte, que pode soar exagerada em poucas vezes, mas casa-se muito bem com o clima da história. Merece a descoberta!


A Troca

A película de Clint Eastwood tem uma perfeita reconstrução de uma Los Angeles na época do ano de 1928, onde mostra a história de uma mãe que luta para ter o verdadeiro filho de volta. destaques ficam por conta das cenas na estação de trem e no local onde a protagonista trabalha.


Avatar

Avatar é um filme que teve todos os meios digitais usados para transformá-lo em uma experiência mágica e isso não tira os méritos de sua direção de arte, que teve um papel fundamental para a construção de Pandora e até o mundo dos Na'Vi. A película ganhou o Oscar da categoria neste mês.

2008: Sangue Negro

18 comentários:

Kamila disse...

Só não vi "Dublê de Anjo". Mas, gosto dos seus outros quatro indicados e meu vencedor seria "O Curioso Caso de Benjamin Button".

Roberto Simões disse...

Vi todos esses filmes. O meu favorito é DUBLÊ DE ANJO, claro. Uma obra-prima absoluta! Um dos filmes mais belos que vi em toda a minha vida. Em Portugal se chama UM SONHO ENCANTADO.

A seguir gosto mais de SANGUE NEGRO e de INGLOURIOUS BASTERDS, também excelentes filmes, e depois de BENJAMIN BUTTON. Segue-se A TROCA e AVATAR no final.

Cumps.
Roberto Simões
» CINEROAD - A Estrada do Cinema «

Rafael Moreira disse...

Gosto bastante da direção de arte de Ben Button, mas premiei Avatar lá no blog. Gostei do vencedor e dos demais indicados está quase idêntica a minha (ao invés de Dublê do Anjo - que não vi - coloquei Foi Apenas Um Sonho). Bjos.

Jenson J, disse...

MUITO BEM LEMBRADO DUBLÊ DE ANJO!

Reinaldo Glioche disse...

Boas escolhas Ma. Prefiro o trabalho realizado em O curioso caso de Benjamin Button .
bjs

Unknown disse...

Entre esses filmes, fico com AVATAR!
Bjs!

bruno knott disse...

ótimas escolhas, mayara...
gostei tb de sherlock holmes nesse quesito!!

Luis Galvão disse...

Gosto muito de todos os indicados. Tenho alguns problemas em aceitar Avatar nessa categoria, mas já estou ciente de seu trabalho artístico nesse aspecto. Meu preferido: Bastardos!

Matheus Pannebecker disse...

Tua lista tem o meu vencedor, "Benjamin Button". O filme é impecável nesse aspecto!

Vinícius P. disse...

Entre os indicados, ficaria com "Avatar" ou "Bastardos Inglórios", mas a direção de arte de "Benjamin Button" é um dos melhores aspectos do filme.

Elton Telles disse...

Boas lembranças, Mayara.

Dentre esses, premiaria "Avatar", mas senti falta de "Desejo e Perigo" e "Sinédoque, Nova York". Ambos são grandes filmes e possuem designs de produção belíssimos.

abs!

Wally disse...

Adorei a lembrança de "Dublê de Anjo", inclusive eu indiquei ele para o Blog de Ouro nesta categoria, e deve aparecer na minha premiação.

leo disse...

gostei muito da lista , mas o meu preferido é o de Bastardos Inglórios , o cinema de Shoshanna é um sonho
Abraços

Alex Gonçalves disse...

Olha só! "Dublê de Anjo" foi um filme esnobado por aqui e acabei passando batido por ele, embora adore o trabalho anterior do cineasta, "A Cela". Entre os filmes apontados, a melhor direção de arte é a de "Bastardos Inglórios".

Cristiano Contreiras disse...

A Troca é puro charme, voto neste!

Cássio Bezerra disse...

Olá! Convido os frequentadores deste blog a visitar meu blog que criei recentemente! Se gostarem, por favor me add!
http://critiquesdefims.blogspot.com/

Ah! Voto em Bastardos!

Anônimo disse...

Não conheço esse "Dublê de Anjo", e nunca havia ouvido falar dele; por ter lido aqui, irei procurar me informar sobre ele. Mas, por enquanto, se pudesse escolher, escolheria Bastardos Inglórios. Belo blog, parabéns! Um abraço.

Anônimo disse...

Novo URL:
http://dialogandocinema.blogspot.com/