segunda-feira, 19 de julho de 2010

Sempre ao Seu Lado


Na vida, muitos de nós pode admitir que teve um animal de estimação, independente do tipo e/ou tamanho, eles sempre estarão a disposição para alegrar, distrair e confortar-nos depois de um dia estressante. E os cães costumam entrar nesta lista e são considerados "o melhor amigo do homem" e no cinema começou a ser bem retratado essa fidelidade. O mais novo da lista é Sempre ao Seu Lado.

O cãozinho-protagonista é Hachiko, da raça akita. Quando era ainda um filhote, ele se perde em uma estação de trem, mas em pouco tempo, acaba sendo acolhido pelo professor de música Parker (Richard Gere), que o leva a sua casa até descobrir de quem pertence o animal, mesmo com os protestos de sua esposa Cate (Joan Allen). Os dias passam e Hachi cresce e sua afinidade com Parker também e por vontade, acompanhar seu amigo todos os dias até a estação de trem e esperando-o no mesmo local na volta.

A película dirigida pelo sueco Lasse Hallström acaba conquistando pela simplicidade sem chegar a manipular o sentimento do espectador e tem boas tomadas como no que parece o uso do preto e branco que mostram, por vezes, o que poderia ser a visão do cão, a trilha sonora de Jan A.P. Kaczmarek também contribui muito para dar o tom certo de melancolia a história.

Sempre ao Seu Lado pode aparentar ser mais um filme protagonizado por cães, mas acaba sendo sincero em contar sobre lealdade de um animal, suas perdas e alegrias e, principalmente, sentimentos verdadeiros de um amigo que estará sempre disponível, não importa o tempo e ocasião.

Cotação: 8,5

Sempre ao Seu Lado (Hachiko: A Dog’s Story, 2009)
Direção: Lasse Hallström
Roteiro: Stephen P. Lindsey, baseado em filme de Kaneto Shindô
Elenco: Richard Gere, Joan Allen, Cary-Hiroyuki Tagawa, Sarah Roemer, Jason Alexander, Erick Avari.

13 comentários:

Reinaldo Glioche disse...

Esse foi um dos últimos filmes que assisti que chorei do meio para o final. Aliás, já tinha chorado no trailer que antecipa a trama toda. Como vc disse, é um filme muito bonito e que deve surtir efeito maior ainda em quem tem ou teve um pet.
Só não concordo contigo que o filme não seja tão manipulador assim. Hallstron lança mão de diversos subterfúgios narrativos para trazer sua platéia às lágrimas. O que dentro da proposta da fita, amplamente divulgada no tariler, não é demérito nenhum.
Beijos

cleber eldridge disse...

Já não sinto a mesma afeição pelas obras de Hallstron ... alias, nunca senti tanto, seu sentimentalismo me incomoda um pouco! O único de seus filmes que me agrada, porém não tanto é REGRAS DA VIDA ... de resto, todos abaixo do nivél!

Luis Galvão disse...

Tenho um sério problema com filmes de cães. São - normalmente - impossíveis de me agradar. Não consigo me comover, chorar ou até mesmo gostar do que assisto. Para mim, tudo parece muito manipulado a fazer o espectador se emocionar. Enfim, passei um pouco longe desse, mesmo com vários elogios como os seus.

bruno knott disse...

Eu li algumas críticas negativas a respeito dele, mas ainda tenho vontade de assisti-lo.

Acho que um filme sobre cachorros tem que transmitir exatamente isso que você escreveu no último parágrafo. Um filme que mostrou exatamente isso, por incrível que pareça, foi BOLT.

Abraços.

Yuri Dias disse...

Ao contrário do Luis, eu odeio filmes de cães justamente por ficar triste em quase todos, sei que é manipulação, mas com cachorro eu sou facilmente manipulado! Vergonha eu sei, por isso ainda não conferi esse, quem sabe um dia, como "Marley e Eu"

Cristiano Contreiras disse...

Verei este mjito em breve, apesar do insuportável Gere, vale pela direção e premissa da obra - ainda mais eu, um apaixonado por cães.

Vinícius P. disse...

Confesso que não sou muito fã desses filmes protagonizados por cachorros, mas todos falam tão bem desse que posso acabar dando uma chance, rsrs. Sem falar que tem a trilha do ótimo Kaczmarek.

Kamila disse...

Justamente por este filme ser original que ele acabou me conquistando. A verdade é que é muito fácil pra gente se identificar com esta história. E o Lasse acertou na maneira como decidiu retratá-la, uma vez que o filme tem muito carisma.

Matheus Pannebecker disse...

Tanta gente se emocionou com "Marley & Eu"... E eu achei um filme bem mediano! Portanto, não quero ver tão cedo filmes sobre cachorros. Nunca consigo me emocionar!

Mayara Bastos disse...

Reinaldo, também chorei muito. E não achei o filme manipulador em momento nenhum e sim, humano na hora de contar sua história. Beijos! ;)

Cleber, "Sempre ao Seu Lado", para mim, foi bem melhor que "Regras da Vida". Dê uma chance ao filme. ;)

Luis, que pena. Mas quando, se puder, dar uma chance, comece com esse filme. ;)

Bruno, vale a pena e bem lembrado sobre "Bolt", que também tem uma bela história. Abraços! ;)

Yuri, como disse ao Luis, dá uma chance para esse filme, até "Marley & Eu". ;)

Cristiano, Gere está normal, totalmente ofuscado pelo cão. rsrs. ;)

Vinícius, dá sim, acho que irá gostar e Kaczmarek faz um belíssimo trabalho na trilha. ;)

Kamila, disse tudo. Simples e também preciso na hora de contar sua história. ;)

Matheus, dê uma chance e depois me conta o que achou. ;)

Wally disse...

Ah, esse filme é lindo. Não acho um "grande filme", mas gostei e confesso que me emocionei demais.

Mayara Bastos disse...

Wally, lindo mesmo e não deu para segurar as lágrimas, rsrs. ;)

Rafael Moreira disse...

O filme até que vem recebendo elogios promissores, hein? Eu sei exatamente o que esperar desse filme, conhecendo o estilo de Hallström em arrancar lágrimas das pessoas. O cara venceu até a mim em "Querido John". Vou dar uma chance a "Sempre ao seu lado" :D