terça-feira, 10 de agosto de 2010

Melhores de 2009 - Roteiro Adaptado


Dúvida, escrito por John Patrick Shanley, baseado em peça teatral de sua autoria

A peça Doubt, vencedora do prémio Pullitzer, teve os cuidados de John Patrick Shanley, que no cinema acabamos lembrando de seu trabalho na comédia Joe Contra o Vulcão. Aqui, o roteiro de Dúvida tem méritos por aproveitar bem cada situação, personagens bem escritos e também por realizar certa intensidade com relação a situação da premissa.


Entre os Muros da Escola, escrito por Laurent Cantet, François Bégaudeau e Robin Campillo, baseado no livro Entre Les Murs, de François Bégaudeau

Aqui, François Bégaudeau, que interpreta o professor da turma, é o autor do livro que inspirou a produção e também o co-roteirista, juntamente com o diretor Laurent Cantet. Inspirado em experiências reais, o roteiro ganha pontos pelo choque de civilizações e culturas, a relação entre alunos e seu professor e o questionamento de discursões com relação a educação.


Frost/Nixon, escrito por Peter Morgan, baseado em peça teatral de sua autoria

Peter Morgan é um nome bastante famíliar: é responsável pelos roteiros de A Rainha e O Ùltimo Rei da Escócia, só para ficar nos trabalhos mais famosos. Mas, um dos trabalhos mais celebrados de Morgan é na peça Frost/Nixon, em que conseguiu cuidar bem de sua adaptação cinematográfica e ainda reunir Frank Langella e Michael Sheen, protagonistas da peça teatral.


Quem Quer Ser um Milionário?, escrito por Simon Beaufoy, baseado no livro Q & A, de Vikas Swarup

O roteiro ganha méritos por empolgar e mostrar sob o ponto de vista de uma pessoa que luta para provar sua capacidade de ganhar um programa e também, através de flashbacks a sua intensa luta para sobreviver e transformar uma premissa que pode ser considerada batida em um filme envolvente.


O Curioso Caso de Benjamin Button, escrito por Eric Roth e Robin Swicord, baseado em conto de F. Scott Fitzgerald

Sentimentos e fantasia são palavras que podem definir o roteiro de Benjamin Button. Baseado em um conto do mesmo autor de O Grande Gatsby, ele consegue retratar o que podemos imaginar o que Fitzgerald retratou em sua obra e a razão de toda essa ideia.

2008: Desejo e Reparação

14 comentários:

Yuri Dias disse...

Todos que indicou possuem roteiros acima da média, mas o meu favorito é o de "O Curioso Caso de Benjamin Button", a forma como conta toda a vida do personagem é admirável.

Wally disse...

Ah, acho que também devo premiar este filme nesta categoria. O texto de "Duvida" é sublime! E belos indicados também, nenhum que não goste.

Cristiano Contreiras disse...

Duvida me arrebata, sempre!

Vinícius P. disse...

A vitória de "Dúvida" não chega a ser uma surpresa, apesar de ser meu menos preferido aqui. Para mim faltou "Deixa Ela Entrar".

pseudo-autor disse...

Eu não concordo quanto ao Quem quer ser um milionário? porque li o romance original e achei a adaptação pobre (não tinha necessidade do casalzinho na trama). Já Dúvida e Frost/Nixon são espetaculares!

Cultura na web:
http://culturaexmachina.blogspot.com

Elton Telles disse...

Hum, "Frost/Nixon" e "O Curioso Caso de Benjamin Button" enfraqueceram, mas nada que desvalorize, nem nada.
muito boa a lista!

Meu voto vai para o soco no estômago de "Entre os Muros da Escola", coisa de mestre!

Menção honrosa a "Dúvida".


senti falta de "Deixa Ela Entrar" =)


abs, Mayara!

Anônimo disse...

Olá Mayara!
É muito bom poder voltar a comentar os posts de meus colegas. Passava por aqui mas não tinha tempo de comentar. Enfim...

Ainda não li o roteiro de Entre os Muros da Escola. Destarte, meu escolhido é Dúvida - um roteiro repleto de camadas a serem desvendadas.

Um abraço.

Xu disse...

Adorei todos, só Entre os Muros da Escola que ainda não vi... Você gostou?

Mto bom seu blog, já estou seguindo!

Bjos

Rafael Moreira disse...

Há dois fatores importantíssimos que tornam "Dúvida" um ótimo filme. As atuações e o roteiro adaptado. É fantástico o leque de interpretações que você pode ter no fim da projeção. Totalmente merecido!

Roberto Simões disse...

Grandes escolhas, o meu argumento favorito desses seria BENJAMIN BUTTON (e confesso que até gostei de SLUMDOG, ainda que noutro registo tão diferente).

Cumps.
Roberto Simões
» CINEROAD - A Estrada do Cinema «

Kamila disse...

EXCELENTE lista de indicados. Meu vencedor seria o mesmo!

Beijos!

Reinaldo Glioche disse...

Pode parecer implicância, mas Quem quer ser um milionário destoa nesse conjunto. Votaria em Dúvida tb.
bjs

Matheus Pannebecker disse...

Se "O Leitor" estivesse no lugar de "Entre os Muros da Escola", sua lista estaria igual a minha. No mais, concordamos com o vencedor. O texto de "Dúvida" é arrebatador.

Luis Galvão disse...

De fato, adoro Dúvida, mas acho que Frost/Nixon é um dos meus files preferidos de 2009. Ótima lista!