
No simplista Minhas Mães e Meu Pai, é mostrado o dilema de uma família em que duas mulheres formam uma família juntas, com os filhos vivendo as questões típicas da adolescência e, principalmente, em querer saber da verdade sobre a pessoa que ajudou a gerá-las.
Aqui, as duas mulheres, a médica Nic (Annette Bening) e a paisagista Jules (Julianne Moore) são casadas há vinte anos. Cada uma teve um filho concebido artificialmente atráves de uma doação de esperma, os jovens Joni (Mia Wasikowska) e Laser (Josh Hutcherson). Quando Joni está prestes a ir para a faculdade, resolve atender a um pedido de seu irmão em procurar pelo "pai biológico", sem que suas mães saibam. È ai que o caminhos deles cruzam com Paul (papel de Mark Ruffalo).
A intenção da diretora e co-roteirista Lisa Chodolenko em mostrar um casamento homossexual bem-sucedido é boa, até por fugir um pouco da realidade atual que as pessoas passam, desde do preconceito até as dificuldades para adoção e criar um filho num ambiente como esse. Mas, quando o personagem Paul entra na história, Minhas Mães e Meu Pai acabe perdendo um pouco o fôlego pela falta de exploração de conflitos, mesmo transformados em cenas como casos extraconjugais e a entrada do amigo rebelde de Laser, que poderia ter passado batido.
Mas, o filme ganha forma mesmo em seu ótimo elenco, muito bem em sintonia. Annette Bening mostra uma mulher preocupada, mas também sensível com o choque que sua família enfrenta. Julianne Moore aparece bem a vontade com Jules, mostrando um ótimo timing cômico e Mark Ruffalo simpático e confortável como um homem de relacionamentos rápidos. Mas a surpresa fica por conta de Mia Wasikowska e Josh Hutcherson que conseguem dar o recado que seus personagens querem passar.
Minhas Mães e Meu Pai pode ser uma produção que aparenta a falta de ousadia na falta de conflitos com relação a um tema bem presente na atualidade, mas é um bom entretenimento contendo um bom elenco em que todos tem seus momentos brilhantes e introduzir ao espectador que tudo está bem. Pelo menos, é o que todos nós desejamos.
Cotação: 7,0
Minhas Mães e Meu Pai (The Kids Are All Right, 2010)
Direção: Lisa Cholodenko
Roteiro: Lisa Cholodenko e Stuart Blumberg
Elenco: Annette Benning, Julianne Moore, Mark Ruffalo, Mia Wasikowska, Josh Hutcherson.