sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Melhores de 2008 - Atriz

Uma atriz é a pessoa que cria, interpreta e representa uma ação dramática se baseando em textos, estímulos visuais, sonoros e outros, previamente concebidos por um autor ou criados através de improvisações.


Laura Linney, como Wendy Savage, A Família Savage

A Família Savage tornou um filme bem simpático. Foi uma surpresa na temporada por causa da atuação de Laura Linney. Sua atuação, que valeu uma indicação merecida ao Oscar em 2008. Dou os créditos á ela, por tornar um filme com este bastante simpático, apesar que parece que Laura é meio "expert" em filmes do gênero como este.


Julianne Moore, como a Mulher do Médico, Ensaio Sobre a Cegueira

Julianne Moore já mostrou versatilidade em filmes como Fim de Caso e As Horas.Mas deu mais competência num projeto ousado da parte de Fernando Meirelles para o livro de José Saramango. Julianne conseguiu transmitir emoções e expressões que a Mulher do Médico quis transmitir no filme.


Ellen Page, como Juno MacGuff, Juno

Ellen Page antes era uma atriz pouco conhecida do grande público, mas figurava muito em filmes independentes. Mas foi na atuação de uma adolecente que tem que lidar com a gravidez indesejada e percebe que não consegurá cuidar de uma criança e resolve doá-la para adoção. Uma atuação que mistura muito bem toques de dramédia.


Catherine Frot, como Ariane Fouchécourt, Ao Lado da Pianista

Ao Lado da Pianista só chegou por aqui no começo de 2008, mas infelizmente não teve o reconhecimento de muita gente, assim como a atuação de Catherine Frot, que dá intensidade a uma pianista que tem trauma de apresentação após um acidente e sua vida muda com a chegada de uma jovem, que acaba desistindo de sua carreira como pianista.


Julie Christie, como Fiona Anderson, Longe Dela

Uma das atuações que foram bem destacadas no último ano foi o da veterana atriz Julie Christie neste drama. Ela conseguiu interpretar bem uma mulher que sofre com o mal de Alzheimer e resolve se internar numa clínica, onde acaba se esquecendo de seu esposo, por causa da doença. Destaco uma atuação emocionante, assim com a película.

7 comentários:

Anônimo disse...

Bem, estou super satisfeito com a vitória da Laura Linney, ela também foi minha atriz preferida desse último ano. Não vi "Ao Lado do Pianista", mas pretendo fazer em breve. Abraço!

Cine&Club2* disse...

Bom, discordo literalmente dessas indicadas - Laura Linney e Ellen page estão fabulosas, não há o que dizer, já das outras três discordo, não acho o trabalho de Julie Christie tudo isso ! Juliane Moore então, nada demais!

Anônimo disse...

Ainda não assisti ao filme "Ao Lado do Pianista" e nem conheço a atriz do filme que você citou em sua lista.

Das outras, a minha performance favorita do ano é a da Julianne Moore - apesar de eu ser fã do trabalho de Linney, em "A Família Savage".

Bom final de semana!

Kau Oliveira disse...

Que delícia ver Julie aí, Mayara! Não conheço o filme Ao Lado do Pianista...
E só discordo da presença de Page que nem entrou no meu top 10.

Beijos!

Mayara Bastos disse...

Vinícius, achei a atuação da Laura bem simpática e gostei bastante. E recomendo "Ao Lado da Pianista", espero que goste! Abraços!

Cleber, entendo sua opinião. ;)

Kamila, como disse ao Vinícius, espero que goste de "Ao Lado da Pianista", e a Catherine Frot é uma atriz francesa que infelizmente não é muito conhecida por aqui. E gostei bastante de Julianne e Laura. Bom fim de semana para você também! ;)

Kau, obrigada. E espero que consiga ver "Ao Lado da Pianista" e que goste. Beijos! ;)

Anônimo disse...

Belas nomeadas. As 4 que conferi se repetem na minha. Só não vi "Ao Lado da Pianista" ainda...

Ciao!

Mayara Bastos disse...

Wally, obrigada. E espero que goste de "Ao Lado da Pianista". Ciao!