sexta-feira, 10 de abril de 2009

Frost/Nixon


O caso Watergate foi o escândalo político ocorrido na década de 1970 nos Estados Unidos que, ao vir a tona, acabou por provocar a renúncia do presidente americano Richard Nixon eleito pelo partido republicano. "Watergate" de um modo tornou-se um exemplo de como um país de grande nível sofreu com isso.

Em Frost/Nixon, do diretor Ron Howard que foca no ano de 1977, quando foi ao ar na televisão americana uma série de entrevistas feitas pelo apresentador de programas de auditório britânico David Frost (Michael Sheen, ótimo), com o ex-presidente norte-americano Richard Nixon (Frank Langella, indicado ao Oscar pelo papel). Durante a entrevista, Frost confrontou Nixon sobre diversos pontos desagradáveis sobre o escândalo do Watergate e a conduta do presidente enquanto estava na Casa Branca. De acordo com que passa os dias de transmissão das entrevistas, vem a tona séries de disputas verbais que acaba revelando confissões e surpreenderia pessoas do mundo todo, até o próprio Nixon.

Um dos pontos fortes do filme, além da atuação da dupla de protagonistas é a direção de Ron Howard, conhecido por filmes como Uma Mente Brilhante e O Código DaVinci e também por ser um condutor irregular. O diretor surpreende por conseguir captar nos closes e dar a película um clima tenso, principalmente nas cenas das quatro partes da entrevista. Sem falar no roteiro escrito por Peter Morgan, conhecido pelo roteiro de filmes como A Rainha e O Ùltimo Rei da Escócia, baseado na sua própria peça, que funciona bem para retratar, digamos, o duelo entre os envolvidos.

Frost/Nixon, recebeu cinco indicações ao último Oscar, quatro foram em categorias principais e faz jus as indicações mostrando ótimas atuações e uma ótima direção para retratar um retrato que acabou mudando o retrato do governo americano naquela época.

Cotação: 9,0

Título Original: Frost/Nixon
País de Origem/Ano de Produção: EUA / Reino Unido / França , 2008
Direção: Ron Howard
Roteiro: Peter Morgan, baseado em peça de sua própria autoria.
Elenco: Frank Langella, Michael Sheen, Sam Rockwell, Kevin Bacon, Matthew Macfadyen, Oliver Platt, Rebecca Hall, Toby Jones.

9 comentários:

Vinícius P. disse...

Esse filme me surpreendeu bastante! Esperava outro trabalho sem personalidade do Howard, mas graças ao excelente roteiro e às atuações dignas de premiação por parte do Langella e do Sheen, "Frost/Nixon" já é um dos melhores filmes do ano. Abraço!

Otavio Almeida disse...

Concordo com você! É um filme fantástico com uma bela direção de Ron Howard! Langella e Sheen estão soberbos! Um dos melhores filmes do ano!

Bjs! Boa Páscoa!

- cleber . disse...

Um Ron Howard capaz de muitas surpresas positivas.

Beijos!

Alex Gonçalves disse...

Mayara, eu ainda não vi o filme, projetos com tal conteúdo geralmente não despertam muito a minha atenção. Mas os elogios conferidos à "Frost/Nixon" são tão grandes que em breve assistirei ao filme.

Kamila disse...

Estou doida para ver este filme, que só tem obtido comentários positivos dos blogueiros cinéfilos! Pena que ele ainda não estreou em minha cidade.

Dewonny disse...

Olá Mayara!
Muito bom esse filme msm, tbm gostei, apesar de ñ curtir muito temas políticos, esse eu tive q tirar o chapéu, Frank Langella arrasa na atuação, Sheen tbm está ótimo, interessante de se ver do início ao fim. nota 7.5!
Bjo! Diego!

Unknown disse...

Eu já esperava algo de qualidade vindo do Ron Howard (porque ao contrário de muitos, eu acredito em seu talento). Portanto, "Frost/Nixon" foi mesmo um excepcional filme, que como outro de Morgan, "A Rainha", apostou num mero episódio da vida de um político para dar espetáculo.
Nota: 9,0
Beijos, Mayara!

Jeniss Walker disse...

vi esse pelo "Cine Download" antes da premiação. um filme de grande força e que conquistou merecidamente um lugar entre os cinco melhores produções do ano(Academia). gostaria de poder reve-lo, mas pelo tempo, creio q só será possível isso quando da chegada em DVD.
bjs, Mayara
:)

Mayara Bastos disse...

Vinícius, também a produção me surpreendeu, por que não esperava nada que vinha das mãos de Ron Howard. ;)

Otavio, obrigada. È foi uma fantastica esperiência e a dupla está realmente soberba. Beijos e boa pascoa atrasado para você também, rsrs. ;)

Cleber, com certeza. Beijos! ;)

Alex, mesmo que o assunto não é muito o seu interesse, vale a pena conferir "Frost/Nixon". ;)

Kamila, quando estrear "Frost/Nixon" em sua cidade, vale muito a conferida. Com certeza, você vai amar. ;)

Diego, que bom que gostou do filme, apesar do Langella estar ótimo, por incrível que pareça, gostei mais da atuação do Michael Sheen, esquecido nos prémios. Beijos! ;)

Weiner, concordo com você. E as entrevistas então... rsrs. Coincidimos na nota, rs. Beijos! ;)

Jennis, concordo com você e vai valer muito a pena a revisão. Beijos! ;)