domingo, 28 de março de 2010

Melhores de 2009 - Montagem


Quem Quer Ser um Milionário?

Muitos comparam a montagem do filme de Danny Boyle com a do brasileiro Cidade de Deus, dirigido por Fernando Meirelles. Mas não é a toa, com uma parte técnica admirável e entrando muito bem com o clima da história, onde mostra a situação do nosso herói numa atual nação indiana.


Avatar

Outro aspecto fundamental de Avatar é a sua montagem, que merece seus méritos. E, também, sem uma montagem bem orquestrada, o filme não teria uma boa conexão com os efeitos visuais. Um papel fundamental para uma super-produção do cálibre do filme de James Cameron. Contagiante e uma mágica experiência.


Bastardos Inglórios

Uma montagem muito bem em sintonia com a história, seja nas cenas do cinema ou em muitos momentos cruciais, e ainda se tratando de um filme em acaba tendo uma premissa bem diferente de outras produções de Quentin Tarantino, mas que não deixa de ter a marca registrada do próprio.


Frost/Nixon

Para dar ao espectador um clima bem mais tenso aos dias de "confronto" entre Richard Nixon e David Frost, uma montagem bem concreta e com a captura de câmera fazem da película de Ron Howard ser uma surpresa nesta categoria, que concorreu ao Oscar.


(500) Dias Com Ela


Uma das surpresas do ano que passou, a comédia romántica tem uma edição que tem bastante importância na história e acompanha nosso protagonista em momentos mais fundamentais, principalmente em se tratando de sua felicidade em estar "in love".

2008: O Escafandro e a Borboleta

10 comentários:

leo disse...

nessa categoria nada bate de frente com Quem quer ser um milionário !
Edição perfeita !

Reinaldo Glioche disse...

Só pode dar Bastardos aqui né?! Com Forst/Nixon colando, ams ficando para trás por pouco!
Bjs

Alex Gonçalves disse...

Mayara, escolhas muito bem feitas. Eu gostei muito de três edições destacadas: "Bastardos Inglórios" (com a sua narrativa não linear), "Frost/Nixon" (que mantém enxuto um conflito em formato de uma longa entrevista) e "(500) Dias com Ela" (há uma montagem nunca vista em filmes do gênero).

Beijos!

Jenson J, disse...

A montagem do filme de Boyle é frenetica mesmo, e o que houve com Guerra ao Terror?

Thiago disse...

Quem quer ser um Milionário? é um baita filme, emocionante e encantador. Avatar vou ter que sincero... Deixou a desejar e me deu um pouco de sono na sala de cinema, esperava bem mais. Bastardos Inglórios é SENSACIONAL, nada a acrescentar. Muito bom seu blog, abraço \o

Luis Galvão disse...

Sua seleção está simplesmente igual a minha! rsrs. Adoro Frost/Nixon, Bastardos, e, claro, Slumdog.

Mayara Bastos disse...

Leo, disse tudo. rsrs.

Reinaldo, com certeza. A técnica de "Bastardos" é de tirar o chapéu mesmo. Beijos! ;)

Alex, muito obrigado. E expressou muito bem o que penso em relação ao filmes citados. Beijos! ;)

Jenson, como disse, "Guerra ao Terror" é considerando para a próxima edição. ;)

Thiago, primeiramente, muito obrigado pela visita e concordo com o que disse em relação a "Slumdog" e "Bastardos". Abraços! ;)

Luis, que bom! Fico feliz por concordarmos. ;)

Vinícius P. disse...

"Quem Quer Ser um Milionário" e "500 Dias com Ela" tem os melhores trabalhos nesse departamento, mas gostei muito de toda a seleção.

Matheus Pannebecker disse...

Acho que a montagem de "Quem Quer Ser Um Milionário?" é um dos grandes aspectos do filme, junto com a direção do Danny Boyle. Foi a minha escolha de 2009 também =)

Rafael Moreira disse...

Gosto da montagem de Slumdog, porém prefiro a de "Batardos Inglórios" e de "(500) dias com ela. A montagem de "Avatar" eu não vejo nada de especial e, por isso, nem o indiquei. Fiquei feliz por Avatar não ter ganhado, kkkkkkk. Bjos!