quinta-feira, 11 de março de 2010

Preciosa - Uma História de Esperança


Na sociedade onde vivemos, independente do local ou tempo, o preconceito e a luta pelos direitos iguais é muito vista, principalmente falando da raça negra, que, pelo menos no cinema vemos essa questão sendo retratada. A intensidade desta realidade é muito bem contada no drama Preciosa - Uma História de Esperança.

No bairro do Harlem, Nova York, em 1987, Claireece Jones, ou Preciosa (papel da estreante Gabourey Sidibe, intensamente bem) é uma jovem de 16 anos, obesa, analfabeta, mãe de uma criança com síndrome de Down e está grávida de outra, ambas do próprio pai. Para piorar, Preciosa tem sério problemas na escola, em dificuldades para adaptação e come na palma da mão de sua mãe, Mary (Mo’Nique, em uma atuação visceral), que faz da filha seu capacho. Para poder escapar um pouco, Preciosa imagina ser uma modelo de capa de revista e ter uma outra perspectiva com relação a sua própria vida.

A película é baseada no romance escrito pela americana Sapphire, intitulado Push, que não economiza em cenas que deixa o espectador até sem fôlego em algumas partes, mas é nada que tire o mérito dela. O diretor Lee Daniels, em seu segundo trabalho em longas-metragens, entrega uma direção segura e bem dirigida com o clima da história. O elenco também vale o destaque, além de Gabourey e Mo’Nique, temos também Paula Patton e a cantora Mariah Carey em ótimos momentos em tela.

Preciosa - Uma História de Esperança é um filme que merece os elogios por causa de seu modo de contar sobre uma realidade que está presente nos quatro cantos do mundo e que poderia ou pode estar acontecendo, mas o cinema teve coragem de contar e fazer o espectador identificar-se com ela, afinal, talvez existem muitas Preciosas por ai querendo contar sua história de vida.

Cotação: 8,5

Título Original: Precious: Based on the Novel Push by Sapphire
País de Origem/Ano de Produção: EUA, 2009
Direção: Lee Daniels
Roteiro: Geoffrey Fletcher, baseado em romance de Sapphire
Elenco: Gabourey Sidibe, Mo’Nique, Paula Patton, Mariah Carey, Sherri Shepherd, Lenny Kravitz, Stephanie Andujar, Chyna Layne, Amina Robinson.

13 comentários:

gustavo disse...

Meu filme do oscar preferido.
atrizes fenomenais!

Alex Sandro Alves disse...

Olá Mayara, tudo bem?
Não gostei de Preciosa. Um filme pequeno que só ganhou destaque por causa da excelência de suas interpretações [Mo'nique é um assombro!] e da crueza de sua ambientação [deprimente e depressiva]! Mas ainda assim um filme chato, que incomoda extremamente, mas não envolve. Abs!

Reinaldo Glioche disse...

Sem dúvida alguma um bom filme. Não tão bom quanto o seu desempenho no Oscar faz crer, principalmente se comparado a outros filmes que não foram lembrados. Mas sem dúvida é um trabalho de elenco sensacional. E gostei da forma como Daniels contou a história. Foi honesta, crua, mas com carinho. Filme bem feito.
Bjs

Robson Saldanha disse...

É um bom filme. Tem uma história sensata e tocante e vale por vários aspectos. Porém não valeu o roteiro pra mim, achei uma premiação estranha. Ah! Na direção, eu tirava Lee Daniels e colocava Haneke, fácil fácil!

Vinícius P. disse...

Para mim, o filme vale acima de tudo por seu elenco. Todas as atrizes estão excelentes, em especial a Sidibe.

Cristiano Contreiras disse...

Merecia maior atenção no oscar e tenho dito! 2 oscar, pra mim, não foram suficientes, filme intenso!

abraço e aparece, moça.

Kamila disse...

Mayara, tô com tanta vontade de ver "Preciosa" e fico muito feliz de ler sempre que o filme, que poderia cair pra um lado melodramático, nos emociona sinceramente e pelo que ele é.

bruno knott disse...

Preciosa é muito bom mesmo. Eu tinha uma ideia ruim dele antes de assistir, achava que seria um clichêzão daqueles em que um personagem sofre um pouco pra depois chegar a redenção.

E o filme é bem ousado nas suas escolhas e nem tem mais o que comentar sobre as atrizes, que realmente deram um show.

Tb achei que a Mariah Carey foi muito bem.

Rafael Moreira disse...

Que texto lindo Mayara... concordo com tudo que você disse. Preciosa não chega a ser um filme espetacular, ainda assim é um bom drama. Bjos!

Jenson J, disse...

A briga por direitos é realmente real, em todas as partes. Lee Daniels em uma ótima direção, além de saber conduzir as atrizers de forma perfeita, atribuo a mesma nota que você!

Beijos, May!

Luis Galvão disse...

Tenho algumas diferenças com esse filme (acho que extrapola um pouco o lado sentimental da coisa), mas não posso negar que tudo que você falou é correto. E Mo'Nique realmente merece levar aquele Oscar para casa.

Elton Telles disse...

Olá Mayara, tudo bom?
Eu gostei de "Preciosa", achei um filme difícil e um chute na boca do estômago. As atrizes estão mesmo em estado de graça, mas meu apreço pelo filme não é tão grande, já que acho que o diretor Lee Daniels tem a mão pesada demais. Mas, em suma, é um bom filme que merece uma visita.

abs!

Alex Gonçalves disse...

Mayara, descartando "Up!" (que é um excelente trabalho que deveria ser lembrado somente na categoria de melhor animação), "Preciosa" foi o meu filme favorito do Oscar. Gostei muito da história adaptada através do livro de Sapphire e o elenco é um dos mais sensacionais já vistos em um bom tempo. Aliás, acho que Mariah Carey merecia uma indicação ao Oscar. Ela está muito melhor do que, por exemplo, Penélope Cruz em "Nine". Mas a Academia não é muito ousada...

Ah, e falando em livros, vi que você está lendo "A Vida Secreta das Abelhas". Assisti ao filme e o achei muito belo e sensível. Um dia lerei o livro.