segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Como Treinar o Seu Dragão


Ao assistir Como Treinar o Seu Dragão, produção dos estúdios Dreamworks, de imediato acaba lembrando O Gigante de Ferro, uma animação com técnicas simples, mas tocante em sua narrativa sobre o relacionamento de um menino com um gigante de ferro de outro mundo. Mas, obviamente, os personagens são distintos.

Em uma comunidade viking, vive Soluço, um garoto que não tem forças suficientes para lutar contra dragões, mas sempre desejou ser como o pai, líder do clã. Mas, num belo dia, ele encontra um dragão conhecido como Fúria da Noite, que caiu em uma armadilha – feita pelo próprio – mas acaba tendo uma parte da cauda invalida. Com isso, a aproximação entre o menino e a criatura acaba ficando cada vez mais afetiva, fazendo com que Soluço fique com um dilema em mãos.

A lembrança a O Gigante de Ferro é o fortalecimento de uma amizade, os segredos que o protagonista precisa esconder e as descobertas das diferenças entre criaturas e humanos, mostrando que todas as conversas sobre os dragões serem monstros são por desconhecerem que a espécie tem medo de algo e por serem obrigados a caçar algo para satisfazer os desejos de alguém.

Os criadores de animações com Shrek e Kung Fu Panda são conhecidos por apostar em personagens carismáticos para omitir furos e a falta de piadas em algumas histórias. O roteiro de Como Treinar o Seu Dragão é adaptado de um livro infantil, trazendo personagens que conquistam de imediato, como o menino e o dragão, contribuindo ainda mais com a técnica, desde os cenários até a bela trilha sonora composta por John Powell.

Como Treinar o Seu Dragão é uma primorosa produção, funciona com crianças e adultos e amorosa com sua mensagem de amizade, mostrando que o afeto não tem gênero, mas mostrar a todos o significado que está escondido em criaturas onde menos esperamos. Uma grata surpresa!

Cotação: 9,0

Como Treinar o Seu Dragão (How To Train Your Dragon, 2010)
Direção: Dean DeBlois e Chris Sanders
Roteiro: Dean DeBlois e Chris Sanders, baseados em livro de Cressida Cowell
Elenco (vozes): Jay Baruchel, Gerard Butler, Craig Ferguson, America Ferrera, Jonah Hill, Christopher Mintz-Plasse, Kristen Wiig.

19 comentários:

Kamila disse...

Esta animação é uma das mais agradáveis surpresas de 2010. Um filme simples, cativante e que emociona. Eu assisti sem esperar gostar tanto e saí completamente encantada do cinema.

Unknown disse...

Impressionante como tenho um bloqueio com esse filme, sempre que existe a chance real de conferi-lo, acabo passando outro na frente. Ouço críticas muito positivas (a sua é mais uma) e vou tentar acabar com a ideia de que o longa "é infantil demais".
Beijos!

Cássio Bezerra disse...

Oi Ma,
Só ainda não pude conferir O ILUSIONISTA e ENROLADOS, mas tirando Toy Story 3, COMO TREINAR O SEU DRAGÃO é, na minha opinião, a melhor animação de 2010. Resumindo: a segunda melhor do ano que já se foi, e que deixou boas lembranças, como ele próprio.
Grande abraço.
;)

Mateus Denardin disse...

Minha animação favorita de 2010, sem dúvidas. Suas comparações com O GIGANTE DE FERRO só me fazem querer ver logo esse filme de Brad Bird. Acho DRAGÃO impecável em todos os sentidos -- TODOS! Seja na técnica arrebatadora (que a Pixar me desculpe, mas nunca vi animação de personagens mais perfeita), seja na história tocante (o primeiro contato de Soluço e Banguela e os minutos finais do filme estão entre as cenas mais poderosas do Cinema em 2010), o filme é absolutamente perfeito. Torcerei por ele no Oscar de Melhor Animação, e espero que a trilha inesquecível de Powell (um dos melhores compositores da atualidade) receba o devido reconhecimento.#GoDragon!

Anônimo disse...

Tai uma animação que assisti sem grandes expectativas considerando que a Dreamworks andava deixando mto a deseja, e no final, acabei me surpreendendo.

Gostei mto da história e da forma que foir traçado o perfil dos personagens.

Bjs

Cristiano disse...

Muito bem lembrada a analogia com Gigante de Ferro. Ambos são excelentes filmes sobre a amizade e a tolerância. Espero que a Dreamworks contenha sua ganância e não acabe estragando esse filme com um sem fim de sequências caça-niqueis. Já lançaram um derivado direto para DVD agora no Natal...

Abraços

Jonathan Nunes disse...

ótima animação, apesar de toy story 3 ser ótimo também não consigo escolher entre uma das duas como melhor animação do ano. Para mim está empatado.

Anônimo disse...

a melhor animação que a dreamworks ja produziu e uma das 3 melhores animações do ano, atras apenas de 'mary e max' e 'toy story 3'

http://filme-do-dia.blogspot.com/

Mayara Bastos disse...

Kamila, também não esperava muita coisa do filme e me surpreendi. Me apaixonei. rsrs. ;)

Weiner, dê prioridade ao filme e depois quero saber o que achou. Beijos! ;)

Cássio, "Toy Story 3" ainda é meu favorito, por questões bem pessoais. rsrsrs. Abraços! ;)

Mateus, ambos tem boas semelhanças, principalmente na amizade que esse dois meninos constituem com criaturas incríveis. Me surpreendi com o dragão e aconselho-lhe "O Gigante de Ferro". ;)

lematinee, não tenho muitas expectativas com alguns trabalhos da Dreamworks por causa do Shrek, rsrs. Mas, esse filme é de tirar o chapéu. Beijos! ;)

Cristiano, obrigada! Abraços! ;)

Jonathan, "Toy Story" é o meu favorito. rsrs. ;)

Kahlil, concordo! ;)

Dewonny disse...

Oi Mayara!
Muito boa essa animação, tbm gostei bastante!
A história e os personagens são muito bacanas, fora a bela mensagem q passa. nota 8.0!
Ah, feliz 2011 pra vc, ñ foi possível passar antes aqui!
Bjão e td de bom pra vc nesse ano!
Diego!

Mayara Bastos disse...

Diego, muito boa mesmo. E um feliz 2011 para você também. Beijos! ;)

Rafael Moreira disse...

Realmente uma das mais gratas surpresas do ano. Gostei muito da composição dos personagens e do roteiro. Eu não esperava muito do filme e me enganei. Engraçado que só vim lembrar das semelhanças com O Gigante de Ferro quando você citou. São dois ótimos filmes sobre amizade. Beijos.

Luis Galvão disse...

Eu também adorei a animação. Bem simples, sem arcos dramáticos complexos, mas que consegue agradar bastante. E a utilização do 3D foi ótima!

cleber eldridge disse...

Acho que fui um dos poucos que não curtiu essa animação, achei ela mais do mesmo.

Victor disse...

Filme muito muito muito bom!!
Acho que só fica atrás de Toy Story 3 nas animações desse ano.

Soluço e Banguela são extremamente cativantes, posso dizer que é quase um filme Pixar! haha
E com um final até ousado pra uma animação.

Muito bom Mayara!

Wally disse...

Apesar de não ter amado como muitos, achei esta uma ótima animação. Uma das melhores da DreamWorks. (8.0)

Matheus Pannebecker disse...

Adorei esse filme, mas acho que ela está cada vez mais superestimada...

Unknown disse...

A maior animação já feita pela DreamWorks. A segunda melhor de 2010 no geral. Atrás apenas de "Toy Story 3".

Bjs!

Jacques disse...

Pra mim esta foi a melhor animação de 2010, com uma história simples porém bem contada.
Se todas as animações seguissem esse caminho...