sexta-feira, 13 de maio de 2011

Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos


"A vida é uma história contada por um idiota, cheia de som e fúria, e que não significa nada." - William Shakespeare


A citação vinda da obra de Shakespeare, Macbeth, poderia descrever Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos, empreitada de Woody Allen. O título pode parecer mais uma comédia romântica habitual, mas são sobre pessoas (ou seja, casais) que não estão passando por mar de rosas, mas sim frustradas e sem controle com relação ao que acontece ao redor delas.

Somos apresentados a uma senhora chamada Helena (Gemma Jones). Ela tenta superar o fim de um casamento que durou mais de 40 anos com Alfie (Anthony Hopkins), este preocupado em recuperar a juventude com bronzeamentos artificiais e se apaixonando por uma prostituta de luxo (Lucy Punch), que só está com ele por causa dos bens materiais. Enquanto Alfie está nas nuvens, Helena começa a visitar frequentemente Crystal (Pauline Collins), uma vidente que sempre está prevendo que ela irá conhecer um novo amor, apesar do espectador conseguir perceber as reais intenções dela.

No outro canto da história, temos a filha do casal, Sally (Naomi Watts) que mantêm uma relação desgastada com Roy (Josh Brolin), um médico que não exerce a profissão e tenta ganhar a vida como escritor. O que acaba balançando mais a narrativa de desencontros, entram em cena Dia (Freida Pinto), a vizinha “de vermelho” e Greg (Antonio Banderas), patrão de Sally.

O que Woody Allen passa em sua obra é o tamanho da frustração dessas pessoas, independente da classe ou beleza e até das expectativas na figura de Helena, que vê na vidente um porto seguro para seus problemas e fazê-la acreditar novamente em viver a vida, com uma outra pessoa, talvez, um estranho, alto e escuro? Ou do lado de Sally que começa a ter alto estima depois que começa a se relacionar com seu chefe, mesmo como uma amiga.

Além do estudo de personalidades, Allen brinca com os diálogos afiados, mesmo sendo batidos e vistos em algumas obras anteriores do cineasta novaiorquino, além de ter um bom elenco em sintonia, com destaque para Naomi Watts, Josh Brolin (em um papel com semelhanças ao próprio Allen) e Gemma Jones, a maior surpresa do filme.

Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos é uma crônica filmada, sobre o comportamento humano, suas ilusões não só presente na parte amorosa. È pessimista, ok, mas é essa característica que torna as obras de Woody Allen irresistíveis, mesmo as suas menores histórias valem um esforço...

Cotação: 8,0

Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos (You Will Meet a Tall Dark Stranger, 2010)
Direção: Woody Allen
Roteiro: Woody Allen
Elenco: Gemma Jones, Pauline Collins, Anthony Hopkins, Naomi Watts, Josh Brolin, Freida Pinto, Antonio Banderas, Lucy Punch, Anna Friel.

15 comentários:

Hugo disse...

Não é o melhor de Allen, mas vale pelos bons diálogos e a análise sobre os problemas dos relacionamentos amorosos.

Com todo trabalho de Allen, vale a conferida.

Até mais

cleber eldridge disse...

Achei esse bem fraquinho, e o final um tanto inconclusivo.

Rafael Moreira disse...

Woody Allen nunca me decepciona. Tem lá seus excelentes e regulares filmes, mas nunca um a baixo da média. Ainda não conferi esse e estou em débito com alguns de seus filmes ainda. Bjos.

Maria Vilar disse...

Quero muito assistir, faz tempo que não vejo um filme do Woody Allen. :))

Alan Raspante disse...

Vou assistir ainda hoje :D

ANTONIO NAHUD disse...

Não é um grande momento de Allen...
Abração e apareça!

O Falcão Maltês

Kamila disse...

O problema desse filme, pra mim, é que a obra tem irregularidade nas suas histórias. A do personagem do Josh Brolin é excelente, enquanto as outras alternam altos e baixos. O filme acaba sendo um Woody Allen sem o mesmo brilho de outras obras recentes dele.

Mayara Bastos disse...

Hugo, concordo que não é o melhor Allen, mas tem seus méritos. Até mais! ;)

cleber, entendo, mas não achei fraco. ;)

Rafael, não é o seu melhor, mas ainda assim, não decepciona. Beijos! ;)

Maria, veja e fique em dia com Woody. rsrs. ;)

Alan, depois quero saber o que achou! ;)

Antonio, não é um grande momento, mas vale a conferida. E tentarei aparecer, ok? rsrs. ;)

Kamila, adorei o personagem do Brolin, poderia ter dado mais enfoque nele. ;)

Victor disse...

Pra mim, é o filme mais fraco do Woody Allen nesses últimos tempos. Não chega a ser ruim, mas é muito inconstante. Filmando um filme por ano, esse parece ser aquele em que o Allen teve "preguiça". Senti falta de uma melhor aparada no roteiro. Mas vale a conferida.

Mayara Bastos disse...

Victor, concordo que o Allen estava "cansado", também lançar um filme por ano não é fácil. rsrs. ;)

Reinaldo Glioche disse...

Um bom filme. Como vc bem pontuou, os menores de Woody Allen são maiúsculos...

Bjs

Wallace Andrioli Guedes disse...

É um bom filme mesmo, ainda que menor na filmografia de Allen. Mas, se já fez alguns muito melhores, também já fez piores. Confesso que esperava bem menos de VOCÊ VAI CONHECER O HOMEM DOS SEUS SONHOS, e saí do cinema bem satisfeito com o que vi - mas, como filme é carregado pessimismo, acho que não posso dizer que saí com um sorriso no rosto, certo? Ah, e gosto muito da atuação do Josh Brolin.

Anônimo disse...

Quero muito ver esse filme! Adoro os filmes de Woody Allen!
=1

Matheus Pannebecker disse...

Woody Allen tem feito muitos filmes e apresentado poucas obras de verdadeira relevância. "Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos" é mais um longa dele que é agradável mas que não tem grandes aspectos.

Película Criativa disse...

Sempre fui fã de Woody Allen, mas esperava mais desse filme.

Acho que esse pessimismo nas histórias de romance já rendeu grandes filmes, mas gostaria de ver Allen voltar à uma linha um pouco mais dramática.