sábado, 26 de setembro de 2009

Up – Altas Aventuras


Tudo na vida é feito sob decisões que acabam alterando completamente na existência de uma pessoa, que está cheia de planos para uma vida futura feliz e confortável, que acabam ficando em segundo plano para realizar projetos presentes. È sobre planos que a Pixar quer retratar em sua empreitada mais recente, Up - Altas Aventuras.

A trama é centrada em Carl Fredricksen, um cidadão que desde criança tinha um grande sonho: ser um grande explorador e viver grandes aventuras. Em sua infância, ele conhece Ellie, uma menininha que compatilhava as mesmas paixões que ele. Os dois acabaram se casando, gerando uma linda história de amor. De acordo com o tempo e as dificuldades, eles acabaram adiando seus planos de infância. Depois que sua esposa falece, Carl está prestes a ser mandado para um asilo, onde decide fugir com sua casa com centenas de balões amarradas a ela, indo atrás do grande sonho de infância de sua esposa e de si próprio, rumo as Cataratas do Paraíso, onde não contava com a presença inesperada de Russel, um pequeno escoteiro que tem o objetivo de ganhar uma medalha de prestação ao idoso e tem um pai ausente.

Up acaba entrando como uma das produções mais ambiciosas da Pixar, por apostar na parte sensível, como em seus primeiros minutos, onde retrata a vida de casado de Carl, o que acaba colocando a película como um dos mais sentimentais da empresa. A parte técnica está muito caprichada, com destaque para a caracterização dos personagens, como a ave Kevin e o cão falante Dug. A trilha sonora, composta por Michael Giacchino funciona maravilhosamente bem dentro da película, e mistura muito bem aventura, drama e humor.

Up - Altas Aventuras, além de ser um dos filmes mais sentimentais da Pixar, ele também é uma lição de vida, onde nunca é tarde demais para realizarmos nossos sonhos e objetivos e que a amizade e a solidariedade ao próximo podem andar juntas e que a vida é uma grande e inesquecível aventura.

Cotação: 9,5

Título Original: Up
País de Origem/Ano de Produção: EUA, 2009
Direção: Pete Docter e Bob Petersen
Roteiro: Bob Peterson e Pete Docter, baseado em história de Pete Docter, Bob Peterson e Thomas McCarthy
Elenco (vozes): Edward Asner, Christopher Plummer, Jordan Nagai, Bob Peterson, Delroy Lindo, David Kaye, Jeromme Ranft, John Ratzenberger.

16 comentários:

Anônimo disse...

Sem dúvidas, mais uma grande animação da Pixar.
Apesar de ter gostado um pouco mais de Wall-E, Up é excelente e com certeza irá faturar o Oscar no gênero, se não aparecer uma zebra pela frente.

Wally disse...

Estava esperando este texto seu. ^^
Amei esta animação. É realmente imensamente sensível. Maravilhosa.

Nota 9.0

Vinícius P. disse...

É, a Pixar acertou de novo! Até agora não vi ninguém falando mal desse filme, o que é impressionante visto que até mesmo "WALL-E" recebeu alguns comentários negativos.

Mayara Bastos disse...

Ibertson, com certeza. E duvido que venha uma outra animação que supere-o este ano. ;)

Wally, obrigada, apesar de ter demorado para publicá-lo. E concordo com você, é maravilhoso! ;)

Vinícius, é bem difícil de ver a Pixar errando. E incrível com "Up" vem conquistando mais que "Wall-E", apesar que este último também tem maravilhosas qualidades. ;)

Bruno Soares disse...

Acho muito sensível e bonito romântico. Se tem algum defeito é não ser tão bom quanto RATATOUILLE E WALL-E. Mas isso não é vergonha pra ninguém filme nenhum, né?

Abs!

Alexandre disse...

Vergonha não ter visto ainda.

O colaborador do meu blog que viu o filme adorou.

Abraço !

Cristiano Contreiras disse...

Vi este filme, mas confesso que esperava mais!

Ah, já linkei este blog, divino! abraços cinéfilos e culturais!

Robson Saldanha disse...

Ah, esse é um lindo filme. Comovente e envolvente. Tem uma pitada de tudo.

Anônimo disse...

Todo mundo viu 'Up', menos eu :( Acho que vou ver semana que vem ^^

Otavio Almeida disse...

Mais uma obra-prima da Pixar! O filme é sublime!

Bjs!

Kamila disse...

Eu adorei a simplicidade de "Up". Incrível como o filme consegue se conectar com a gente. Mesmo não sendo uma obra brilhante como outras da Pixar, não deixa de ser um filme acima da média.

Dewonny disse...

É Mayara, essa animação é uma unanimidade, adorei seu texto, e vc sabe q tbm gostei bastante de UP, comentei no meu tbm..bjo! Diego!

Mayara Bastos disse...

Bruno, com certeza. È difícil de falar qual deste filme que você mencionou são melhores, rsrsrs. Todos são maravilhosos. Abraços. ;)

Alexandre, você está perdendo um filme maravilhoso! Abraços! ;)

Cristiano, que pena. E muito obrigado pela visita e farei o mesmo em seu blog em breve! Abraços! ;)

Robson, falou tudo! ;)

moviefordummies, espero que consiga assistí-lo e depois quero saber o que achou. ;)

Otavio, disse tudo. A Pixar não tinha como errar. ;)

Kamila, concordo plenamente. È um filme simples, emocionante e engraçado ao estilo Pixar. ;)

Diego, obrigado! E cheguei a ler seu texto e concordo com o que disse nele. Beijos! ;)

Matheus Pannebecker disse...

Não é tão bom quanto "Ratatouille" ou "WALL-E" (esse último, o melhor da Pixar), mas certamente é o mais emocionante! Impossível rivalizar com personagens tão queridos - e isso já virou uma marca da produtora, esses personagens adoráveis.

Mayara Bastos disse...

Matheus, concordo com você. "Up" conquista por seu modo simples de emocionar e com personagem que podemos nos simpatizar com facilidade. ;)

Anônimo disse...

só não é melhor que Wally!
excelente!