
No cinema, o assunto II Guerra Mundial é sempre contada. Exemplos de filmes na mente são A Queda! - As Ùltimas Horas de Hitler e o recente Operação Valquíria, ambos com o ditador alemão Adolf Hitler como tema principal. Mas Bastardos Inglórios do diretor cult Quentin Tarantino poderia entrar nesta lista de filmes de guerra se não fosse por seu modo diferente de contar uma história que estamos acostumados a assistir.
A película é passada na época da II Guerra, numa França ocupada pelo exercito alemão e somos apresentados a história da sofrida Shosanna Dreyfus (a francesa Mélanie Laurent), que vê sua família inteira ser morta na casa de campo onde viviam por uma tropa comandada pelo Coronel Hans Landa (o austríaco Christoph Waltz, sensacional). Tempos depois do trauma, Shosanna vive em Paris e é proprietária de um cinema. Na outra parte da história, vemos o Tenente Aldo Raine (Brad Pitt), que lidera um grupo de judeus para lutar contra os nazistas, intitulado o nome do filme, com a missão de acabar com o já citado Adolf Hitler.
O que Bastardos Inglórios diferencia-se de outras produções do gênero é o próprio gênero. A sacada de roteiro do próprio Tarantino é transformar um assunto que acaba sendo batido numa história alternativa, onde significa que pode usar drama, comédia, ação, ou seja, vários tipos num só, o que torna um filme interessantíssimo. Outros destaques ficam por conta do ótimo elenco, onde cada ator tem o seu tempo em tela e consegue muito bem usufruí-lo e a direção de Tarantino, que confirma-se cada vez mais um diretor versátil, principalmente nas cenas de violência, marca registrada do cineasta.
Bastardos Inglórios mostra-se que não é um filme de guerra qualquer, mas sim um verdadeira aula de como fazer filmes. Com um elenco afinado e um roteiro primoroso, é um filme que entra no round de produções que vai marcar uma geração cinematográfica. Alternativo e bem contado, é um verdadeiro cinema.
Cotação: 9,5
Título Original: Inglourious Basterds
País de Origem/Ano de Produção: EUA/Alemanha/França, 2009
Direção: Quentin Tarantino
Roteiro: Quentin Tarantino
Elenco: Brad Pitt, Christoph Waltz, Mélanie Laurent, Eli Roth, Michael Fassbender, Diane Kruger, Daniel Brühl, B.J. Novak, Til Schweiger, Mike Myers.