
O cineasta neozelandês Peter Jackson "balançou" a indústria cinematográfica com a adaptação do livro de J.R.R. Tolkien, que rendeu a trilogia O Senhor dos Anéis, que no total faturou vários prêmios e milhões de dólares. Mas, antes da super-produção, Jackson começou sua carreira em filmes mais modestos como Almas Gêmeas, estrelado por Kate Winslet. Agora, Peter Jackson volta as telas com o que parecemos ser um filme modesto de começo de carreira de Jackson, Um Olhar do Paraíso.
Adaptação do livro Uma Vida Interrompida – Memórias de um Anjo Assassinado, da americana Alice Sebold, a história passa-se em 1973 e é narrado pela jovem Susie Salmon (Saoirse Ronan, confirmando a competência que mostrou em Desejo e Reparação), de 14 anos, uma filha que dá muito orgulho a seus pais Jack (Mark Wahlberg, em uma atuação normal, em comparando com seus trabalhos anteriores) e Abigail (uma deslocada e apagada Rachel Weisz) . Ela informa ao espectador que foi assassinada por um vizinho, George Harvey (Stanley Tucci, em uma interpretação sombria e ao mesmo tempo caricata) e parte para o céu, onde observa as pessoas que ama e o próprio assassino tocando suas vidas após sua partida.
O livro de Alice Sebold é conhecido pela densidade em contar uma história forte, o que acabou faltando neste produção de Peter Jackson. A película tem um primeiro ato perfeito e envolvente, mas ele perde-se por causa de alguns furinhos do roteiro, não posso dizer se é do próprio livro. O famoso paraíso tem seus momentos, com os bons efeitos, mas também acabe perdendo o foco em algumas partes. O elenco destaca-se as atuações de Saoirse, Tucci e de Rose McIver, intérprete da irmã da protagonista. E a direção de arte e fotografia do filme (não a do paraíso), além da trilha sonora de Brian Eno, que tem seus momentos também.
Um Olhar do Paraíso tinha tudo para ser um filme marcante, mas tem falhas muito visíveis, mas não é um desastre por completo, mas é o menorzinho da carreira de Peter Jackson. E, esperamos que recupere-se com a adaptação do desenho animado criado por Hergé, As Aventuras de Tintin, previsto para 2011.
Cotação: 6,5
Título Original: The Lovely Bones
País de Origem/Ano de Produção: EUA/Nova Zelândia, 2009
Direção: Peter Jackson
Roteiro: Fran Walsh, Philippa Boyens e Peter Jackson, baseado em livro de Alice Sebold
Elenco: Saoirse Ronan, Mark Wahlberg, Stanley Tucci, Rachel Weisz, Susan Sarandon, Rose McIver, Reece Ritchie, Nikki SooHoo, Michael Imperioli, Thomas McCarthy.