quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A Partida


A Partida é uma daquelas películas que teriam um destino nada bom se não fosse por sua consagração nas premiações, principalmente com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Mas todo esse reconhecimento não é a toa, porque A Partida é uma produção pequena, mas muito sutil e bela.

O filme acompanha Dalgo (Masahiro Motoki), um violoncelista que acaba se endividando depois de comprar um instrumento caro. Desempregado após sua orquestra ser dissolvida, ele decide voltar até sua cidade natal juntamente com sua esposa, Mika (Ryoko Hirosue). Ele se depara com o anúncio de um emprego que está intitulado "partidas", pensando-se que fosse relacionado a viagens. Depois de candidatar-se no cargo, ele descobre que as viagens tem relação com a morte, ou seja, em negócios funerários.

Em uma produção do Japão, onde o gênero de terror é mais conhecido mundialmente, em A Partida temos uma grata surpresa em ver como usa a sensibilidade em contar sobre seus costumes, o comportamento humano, como na questão da aceitação do novo emprego de Dalgo, principalmente por parte da prestativa esposa que demora a descobrir. Outro destaque da produção é a importância da bela trilha sonora composta por Joe Hisaishi em cenas bem filmadas, como Dalgo expressando-se através de seu violoncelo em um campo.

A Partida é uma daquelas produções que além de apresentar um pouco da cultura japonesa, também toca no sensível e na delicadeza no equilíbrio entre vida e morte, descobertas e reflexão sobre vidas que já foram e valores até sobre nossas vidas. Uma soberba surpresa!

Cotação: 9,5

A Partida (Okuribito, 2008)
Direção: Yojiro Takita
Roteiro: Kundo Koyama
Elenco: Masahiro Motoki, Ryoko Hirosue, Tsutomu Yamazaki, Kazuko Yoshiyuki, Kimiko Yo, Takashi Sasano, Tetta Sugimoto, Tôru Minegishi, Tatsuo Yamada.

9 comentários:

Kamila disse...

Ah, eu PRECISO assistir a este filme.

leo disse...

Me sinto bem idiota por ainda não ter assistido,tem tudo pra gostar muitíssimo.
Abs

cleber eldridge disse...

Maravilhoso. Encantador. Tocante, e mais uma porrada de adjetivos, é um filme impecavel. Nota 10!

Wally disse...

Lindíssimo esse filme. Quero comprar e rever repetidas vezes. Nota 9.0

Mayara Bastos disse...

Kamila, espero que consiga, é lindo! ;)

Leo, tem mesmo! ;)

Cleber, disse tudo! ;)

Wally, eu também! ;)

bruno knott disse...

9,5 merecido, hein?

filmaço...

o review desse filme foi o primeiro q eu fiz no meu blog! hehe

Dewonny disse...

Filme belíssimo, muito merecido o oscar estrangeiro..achei ótimo!
Bjo! Diego!

Matheus Pannebecker disse...

Esse filme foi uma completa surpresa para mim. Muito tocante e sutil. Adorei!

Mayara Bastos disse...

Bruno, opa! Filmaço mesmo! ;)

Diego, com certeza! ;)

Matheus, disse tudo! ;)