sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Um Parto de Viagem


Road movie é um gênero que pode funcionar ou não, mas é necessário boas fórmulas para chegar a esse eixo, já que boa parte do filme tem sua história contada na beira da estrada. Filmes como Thelma & Louise e Pequena Miss Sunshine são alguns exemplos. E Um Parto de Viagem é mais uma produção que pode ser considerado nesta lista de estrada.

Robert Downey Jr. é Peter Highman, um arquiteto que está acostumado a constantes viagens de negócios. Ele tem cinco dias para chegar em Los Angeles para acompanhar o nascimento de seu primeiro filho. Ele conhece o aspirante a ator Ethan Tremblay (Zach Galifianakis) e dentro do avião, um contratempo faz com que ambos sejam expulsos do avião e caiam na estrada para chegar a tempo em seus destinos.

O comportamento de ambos é distinto. Enquanto Peter é uma pessoa que tem uma certa facilidade de estresse, Ethan tem as suas excentricidades, mas mostra por trás disso uma certa doçura que são ofuscados pelas trapalhadas que se mete, como no uso de um "remédio" para glaucoma, o principal responsável pelas confusões que o trio (juntamente com o cachorro Sonny) está envolvido.

O filme encontra semelhanças com Se Beber, Não Case!, produção anterior do diretor Todd Phillips, mesmo que aqui as sacadas usadas serem inferiores, sem tirar a graça. Um elemento positivo é a química que os dois protagonistas - e o cachorro, com destaque para Zach Galifianakis, lembrando muito seu personagem que o lançou até nos trejeitos. Já Robert Downey Jr. está bem como Peter, apesar da antipatia que seu personagem possui.

Um Parto de Viagem pode ter uma trama batida, mas no final tem um débito positivo por ser uma produção sem compromissos. Não é uma obra-prima da comédia, mas deixa um sorrisão no rosto e também espanta o mal humor de um dia intenso.

Cotação: 7,0

Um Parto de Viagem (Due Date, 2010)
Direção: Todd Phillips
Roteiro: Alan R. Cohen, Alan Freedland, Adam Sztykiel e Todd Phillips, baseados em história de Alan R. Cohen & Alan Freedland
Elenco: Robert Downey Jr., Zach Galifianakis, Michelle Monaghan, Jamie Foxx, Juliette Lewis, Danny McBride.

15 comentários:

! Marcelo Cândido ! disse...

É uma dupla interessante
!!!

Downey fechou o ano com chave de ouro
!!

pseudo-autor disse...

A dupla é ótima, tem grandes momentos, mas eu realmente esperava mais.

Cultura na web:
http://culturaexmachina.blogspot.com

Mayara Bastos disse...

Marcelo, interessante mesmo! Mas, acho que o filme é do Galifianakis. rsrs. ;)

pesudo-autor, entendo. O filme vale pela dupla. ;)

Anônimo disse...

parece ser divertido... quero muito ver!

http://filme-do-dia.blogspot.com/

Mayara Bastos disse...

Kahlil, o filme é divertido, vale a conferida. ;)

Mateus Denardin disse...

Eu achei o filme bem divertido e, pelo que me lembro de SE BEBER, NÃO CASE!, tão bom bom quanto esse outro filme do diretor. As atuações estão ótimas, há várias boas piadas, e, uma surpresa, funciona muito bem como "road movie" (aliás, alguns dos cenários são belíssimos e arrebatadores, o que só reforça essa classificação). 6/10

Kamila disse...

Não é uma obra tão competente quanto "Se Beber, Não Case!", mas é um filme muito divertido. O destaque total vai para o Zach Galifianakis. O filme é todo dele!!

cleber eldridge disse...

Irei ver esse quando chegar as locadoras, sem muita expectativas, apesar de uma grande maioria andar comparando com "Se Beber, Não Case"

Mayara Bastos disse...

Mateus Denardin, bem lembrado das paisagens do filme, bem útil em road movies. ;)

Kamila, disse tudo! ;)

cleber, é perfeito para DVD, mas diverte. ;)

Anônimo disse...

Gostei de você ter destacado o cão. hahaha. O filme é divertido!

Mayara Bastos disse...

Anônimo, o cão é engraçadinho. rsrsrs. ;)

Unknown disse...

Mayara, o filme é divertido sim. Só que me lembrou muito "Antes Só do que Mal Acompanhado", do John Hughes, que é um dos meus favoritos.

Bjs!

Mayara Bastos disse...

Otavio, ainda não vi o filme do John Hughes, mas depois das comparações, a vontade de assistir ficou ainda maior. Beijos! ;)

Wally disse...

Deve divertir que é uma beleza. Só espero isso mesmo, rs.

Mayara Bastos disse...

Wally, diverte mesmo! rsrs. ;)