segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Insolação


O significado da insolação é o conjunto de sintomas que acomete uma pessoa exposta ao sol. No filme de mesmo nome, ele tenta frustradamente conquistar atenção imediata, com histórias paralelas de amor, combinada com a tal insolação.

Inspirado livremente em contos russos do século XIX e passando-se em uma Brasília castigada pelo forte calor, a narrativa acaba começando com um personagem, Andrei (Paulo José), que observa as pessoas ao redor dele, que confundem os sintomas da insolação com sentimentos amorosos.

Dentro do filme, uma premissa como essa poderia causar a sensação de um filme bem trabalhado, mas em Insolação acontece o lado inverso, com um roteiro para lá de teatral, desinteressante, não trazendo ao espectador uma identificação imediata com os personagens. Um ponto (e único) positivo é o bom uso da fotografia, mas infelizmente, não compensa o interesse em continuar a história até o fim.

Insolação é vazio, oco. Como Cinema fica teatral demais, ao mesmo tempo que sonolento. Desperdiçando um elenco com bom bons atores, ele mostra uma grande lição: nem todo roteiro com ar de teatro é um bom material para transportar na telona.

Cotação: 1,0

Insolação, 2009
Direção: Felipe Hirsch e Daniela Thomas
Roteiro: Will Eno e Sam Lipsyte
Elenco: Paulo José, Antonio Medeiros, Simone Spoladore, Leonardo Medeiros, André Frateschi, Maria Luisa Mendonça, Leandra Leal, Jorge Emil, Daniela Piepszyk, Emilio Di Biasi.

4 comentários:

Jonathan Nunes disse...

Depois de ler tantos comentários negativos sobre esse filme, abandonei a vontade de ver.
Abs.

Mayara Bastos disse...

Jonathan, pois é. Uma pena o nível do filme! Abraços! ;)

bruno knott disse...

Nossa, Mayara... parece ser uma bomba, hein? Só com a sinopse eu já achei estranho...

Bjos!

Mayara Bastos disse...

Bruno, é uma bomba das grandes e um filme estranho, não me conquistou. Beijos! ;)