domingo, 11 de setembro de 2011

A rotina de Nova York no Cinema


Em 11 de setembro de 2001, os EUA viveram uma alteração de rotina que mudaria e muito não só a vida de pessoas que estavam no lugar e hora errada, mas também o lado econômico e cultural de uma nação, especialmente a cidade de Nova York, que se tornou palco do choque de aviões culminando na queda do World Trade Center em Lower Manhattan.

Agora, Nova York recupera-se aos poucos do ocorrido, mas sempre alertas apostando em campanhas no metrô da cidade no caso de anormalidade e apostando em policiamento reforçado em pontos turísticos. Mas Nova York, um lugar cosmopolita e que desperta os sonhos de muitas pessoas, não merece ser só lembrada pelas coisas ruins, apesar de que hoje, ao completar 10 anos do 11/09, devemos nos solidarizar.


New York sempre é personagem principal de muitos filmes, com cineastas como Woody Allen e Martin Scorsese retratarem no começo de suas carreiras histórias bem contadas, colocando o espectador para sonhar acordado com aquela cidade frenética. Manhattan e Taxi Driver são belos exemplos disso. Mas depois de entregarem as duas obras-primas, Allen e Scorsese juntaram-se com Francis Ford Coppola para Contos de Nova York, em que cada um deles conta em pequenas histórias sobre moradores e sua rotina.


Nova York, Eu Te Amo é outra produção que pelo título já faz uma homenagem à cidade que nunca dorme. Filmado depois de 11 de setembro, o filme acerta em não tocar na ferida do tema delicado, mas sim em contar histórias de pessoas que visitam a cidade, declarando e conhecendo o amor.

Mesmo com os traumas e problemas sociais enfentados em questão do 11/09, Nova York surpreende em conseguir superar eles e continuar sendo uma cidade charmosa, cultural e balançando os sonhos de qualquer mortal.

Obs.: O vídeo abaixo é um tributo do site Moviefone, com a compilação de filmes que usaram a Big Apple como pano de fundo.

5 comentários:

cleber eldridge disse...

Mayara lindo você lembrar. Eu já passei semanas na cidade, lindissima, maravilhosa e encantadora como todos dizem ... é uma cidade que merece qualquer tipo de homenagem, que venha a ser o palco principal de muitos e muitos filmes.

Beijos! ;)

Wally disse...

Quando penso em NY penso em Manhattan, aquele filme maravilhoso do Woody (talvez seu melhor). Mesmo pós-11/9, ainda penso nele automaticamente.

Kamila disse...

Belíssima homenagem à cidade, que já foi personagem importante de tantos filmes. :)

Natalia Xavier disse...

Que fofo seu post Mayara! =) Adorei!

Acredito que Nova York é a cidade que todos os moradores reclamam do caos, mas não conseguem viver longe dela (tipo SP, rs)

Bjo

Victor disse...

Belíssimo post Mayara! Ainda sonho em passar alguns dias por lá! Poderia fazer um intensivo de Woody Allen antes de ir! haha