terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Considerando as indicações aos Academy Awards 2012


Hoje de manhã no horário de Brasília, a indicada ao Oscar de atriz em 2011 Jennifer Lawrence, juntamente com o presidente da AMPAS Tom Sherak anunciaram a lista com os indicados ao prêmio máximo do cinema. O amor ao antigo cinema confirmou com o número de indicações recebidas por A Invenção de Hugo Cabret, de Martin Scorsese e o filme mudo O Artista, campeões de indicações com 11 e 10, respectivamente.

Muitas surpresas positivas e negativas surgiram na lista, como a indicação de somente 9 filmes ao invés do habitual 10 ou 5, em razão da mudança de regras da Academia em que só podiam ser indicados filmes que tivessem no mínimo 5% dos votos na primeira posição. Enquanto era esperado a indicação dos filmes mencionados, filmes como A Árvore da Vida (favorito de alguns prêmios da crítica) e Tão Forte e Tão Perto, do queridinho da Academia Stephen Daldry (esquecido e recebendo críticas bem mistas) foram as maiores surpresas.

A categoria de direção, a surpresa positiva fica por conta da indicação merecida de Terrence Malick, na disputa ao lado de colegas como Woody Allen e Martin Scorsese. Outras surpresas estão nas categorias de ator, com Michael Fassbender e Leonardo DiCaprio preteridos por Gary Oldman e Demián Bichir (este por um filme chamado A Better Life dirigido por Chris Weitz); e animação, em que As Aventuras de Tintim fora esquecido para abrir espaço para duas animações estrangeiras, podendo ser um elemento positivo para incentivar a procura por filmes desconhecidos do público.

Já o Brasil está representado no Oscar na categoria canção original, com 'Real in Rio' de autoria de Carlinhos Brown e Sergio Mendes para animação Rio. O maior problema da categoria é o desprezo recebido por só indicar duas canções (a outra é 'Man or Muppet' dos Muppets). Isso é sinal de que a categoria pode deixar de existir?

Com apresentação do divertido Billy Crystal (substituíndo Eddie Murphy), os vencedores do Oscar serão conhecidos no dia 26 de fevereiro. Para conferir a lista completa de indicados, clique aqui

------------------------------------------------------------------------------------------

P.S.: Como habitual por aqui, além do Oscar, também comentamos os indicados ao Razzies, mas na véspera do anúncio que seria no dia 23/01 os organizadores anunciaram que os indicados só serão divulgados no dia 25 de fevereiro, um dia antes da cerimônia dos Oscars, com os perde... ops! vencedores, conhecidos em 1º de Abril. Será?

9 comentários:

Kamila disse...

As minhas maiores alegrias na lista de hoje foram ver Terrence Malick e "A Árvore da Vida" indicados. O resto, falei tudo que queria falar no post que fiz no blog sobre as indicações de hoje...

Mayara Bastos disse...

Kamila, do mesmo jeito que você está feliz pelo Malick, estou feliz pelo Allen. Ambos merecem. E seu post no blog expressa bem o que essas indicações foram. ;)

Matheus Pannebecker disse...

Mayara, gostei dos indicados desse ano. Não sei se certas surpresas são justas ou não, mas, pelo menos, foi bom ver um Oscar diferente, fugindo da habitual previsibilidade. Um abraço!

Maria Vilar disse...

Legal ver Meia-Noite em Paris indicado. Torcendo muito para Rio vencer, um belíssimo filme. :))

bruno knott disse...

Faço coro vocês em relação ao MALLICK. O trabalho dele merece ser reconhecido com o Oscar, mas acho difícil...

Também não entendi só dois indicados para a categoria de CANÇÕES... estranho. Melhor dar o prêmio pras duas e fim de papo.

Alyson Santos disse...

Também entro nos apreciadores e torcedores de Malick e sua obra. Gostei da sutileza dos seus comentários e quanto são suficientes para destacar as novidades deste ano. Esperarei ver "Hugo" para saber para quem torcerei. Beijos!!

Rafael Moreira disse...

Gostei dos indicados. Eu imagino sua felicidade quando o nome de Allen foi anunciado. Bem, compartilho dessa alegria. E gostei da presença de Malick mesmo não gostando tanto de A Árvore da Vida. Scorsese na lista também fez eu vibrar. Bjos!

Gabriel Monteiro disse...

Não gostei muito do ''A arvore da Vida'', mas concordo com a crítica que li em um outro blog.
Excelente blog.
Abraço

Weiner disse...

Como sabe, gostei dos indicados, Mayara - exceto por um ou outro esquecimento (leia-se Drive, Swinton, Leo Dicaprio e por aí vai). Também adorei a lembrança de Allen, mas ainda a de Malick. Quem sabe o Oscar não prega uma surpresa em nós e anuncia um vencedor pouco provável? Seria delirante.
Beijos!!!