
No excepcional francês Entre os Muros da Escola é mostrado as dificuldades de um professor em poder fazer seu trabalho e conquistar seus alunos. A Onda, uma produção alemã retrata com certa tensidade a relação da influência do educador com jovens através de táticas usadas na época do Nazismo.
Baseado no livro de Todd Strasser retratando uma historia real ocorrido na Califórnia em 1967 e transferido para a Alemanha atual. O professor de temperamento forte Rainer Wenger (Jürgen Vogel, em uma notável atuação) leciona as matérias de educação física e ciências sociais, com este último para aulas de férias envolvendo aulas práticas de autocracia. Para fugir um pouco da teoria, Wenger resolve diferenciar as aulas e propõe a criação de um grupo intitulado "A Onda".
Com o nascimento deste grupo, testemunhamos o envolvimento dos alunos com relação a matéria, além do fortalecimento da união entre eles, também o comportamento e costumes de cada um começou a mudar drasticamente, como criarem um símbolo em formato de pichação e até todos começarem a se vestir de branco.
Em A Onda, a ideologia do nazismo é mostrado com clareza. A influência da matéria em jovens que antes não tinham o mínimo de interesse no assunto, os excluídos conseguiam conquistar amigos, mas não imaginavam como esse tipo de atitude poderia ir mais longe. Um exemplo de mudança drástica é vista no personagem Tim (Frederick Lau).
A Onda é um surpreendente retrato sobre comportamento humano, em que o cérebro é como uma esponja com relação a palavras, manipulação e ações humanos. Jovens ou maduros, todos devem ter cuidado e responsável pelos seus atos, especialmente em sociedade para não causar um duro arrependimento depois.
Cotação: 9,0
A Onda (Die Welle, 2008)
Direção: Dennis Gansel
Roteiro: Dennis Gansel e Peter Thorwarth, baseado em livro de Todd Strasser
Elenco: Jurgen Vogel, Frederick Lau, Max Riemelt, Jennifer Ulrich, Christiane Paul, Jacob Matschenz, Cristina do Rego, Elyas M’Barek, Maximilian Vollmar.